Pedro Ezequiel Marotta apresentou informações sobre a Argentina, falou da importância do relacionamento e da necessidade de eliminar barreiras comerciais entre os dois países 

Na manhã desta terça-feira (3), o cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, esteve na sede do Sebrae/PR de Apucarana, no norte do Paraná, para participar de um encontro com representantes de empresas do segmento do vestuário e confecção de bonés. Na ocasião, o convidado ministrou uma palestra com o tema “Argentina: perspectivas e oportunidades de negócios”, seguida de um bate-papo com os participantes. Após o almoço, o cônsul foi até uma das fábricas de bonés da cidade. A visita foi organizada pela Agência Terra Roxa.

O consultor do Sebrae/PR, José Henrique Martins, destaca a importância da aproximação com o consulado para fortalecer as relações comerciais com a Argentina. Para Martins, é preciso fazer com que as empresas olhem o mercado externo de forma diferente. Hoje, as indústrias de bonés de Apucarana fornecem seus produtos para o Brasil todo, mas não chegam ao país vizinho. “Falta conhecimento e existe uma preocupação com a parte operacional e burocrática. O primeiro passo é quebrar paradigmas e tornar rotina o processo de exportação dentro das empresas”, opina. Ele lembra que, apesar de os negócios internacionais serem muito vantajosos e seguros, ainda há uma resistência cultural.

Durante a visita, o cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, apresentou dados do comércio bilateral e da economia argentina. Falou também da importância do relacionamento comercial entre os dois países. “Parece mentira que a gente esteja tão próximo e não se conheça”, afirma. Segundo ele, o empresário argentino exporta mais facilmente para a Europa, China e Índia do que para o Brasil. “Somos geneticamente complicados um para o outro. Temos que eliminar as diferenças. O objetivo principal da minha palestra é conscientizar que não somos inimigos”, aponta.

O empresário e presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel, diz que o mercado interno está saturado e as exportações abrem novas perspectivas de vendas. Há 23 anos no mercado de bonés, Leonel confessa que exporta produtos apenas pontualmente. “O ganho no boné é pequeno e a oscilação do dólar dificulta os orçamentos”, justifica. Além disso, ele lembra que duas crises dificultaram os negócios no segmento. A primeira, causada pelos asiáticos, que introduziram produtos muito baratos no mercado, e a segunda pela economia brasileira. “Tivemos que lutar para sobreviver”, revela.

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo, afirma que a visita do cônsul foi importante para que ele conhecesse o perfil das indústrias de Apucarana, como são as instalações e a forma de produção. Para ela, ainda falta informação por parte das empresas locais quando o assunto é mercado internacional. “Temos que buscar conhecimento para começar a exportar”, pondera.

O diretor executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina, afirma que a visita do cônsul foi organizada para que ele pudesse ter uma impressão introdutória do setor do vestuário de Apucarana, criar familiaridade, e ajudar os empresários a explorar oportunidades no mercado argentino. “O cônsul demonstrou que a Argentina é um mercado muito importante para o Paraná e que nós temos um potencial imenso a explorar tanto nas importações e exportações, como em investimentos e cooperações”, destaca.

SEBRAE/PR 45 ANOS

O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná, as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.   

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais