Com o início do plantio da Safra de Verão 2018/19, principal safra de grãos do Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) intensifica as fiscalizações nas propriedades rurais e cooperativas da região, com o objetivo de verificar a atuação do Engenheiro Agrônomo e se o profissional está habilitado junto ao Crea-PR.

Para realizar as fiscalizações, o Crea-PR utiliza de seu sistema de informações, onde todas as ARTs estão registradas, e também fiscalizações “in loco” nos empreendimentos agrícolas. “A importância da fiscalização está em fazer cumprir a legislação vigente no que se refere a atuação dos profissionais registrados junto ao Conselho, com o objetivo de impedir que pessoas sem habilitação ou leigas exerçam atividades que são regulamentadas, atividades essas que exigem conhecimentos e habilidades que são adquiridas durante a formação acadêmica”, reforça o Inspetor do Crea-PR, o Engenheiro Agrônomo, Luiz Antonio Scheuer.

Em caso de irregularidades, o Crea-PR  abre procedimentos para acompanhar cada stuação. “As irregularidades são exceções nestes procedimentos fiscalizatórios. O Engenheiro Agrônomo tem extrema importância no acompanhamento do plantio da safra de verão, pois este profissional utilizará de todas as técnicas e metodologias que garantirão, além da inocuidade dos alimentos, também rentabilidade para o empreendimento e sustentabilidade para o conjunto da sociedade”, completa.

O gerente da regional do Crea-PR, em Ponta Grossa, Vander Della Coletta Moreno, reforça a importância do Engenheiro Agrônomo no acompanhamento do plantio da safra de verão e da colheita. “É o profissional que ajuda o agricultor na escolha das melhores variedades, para escalonar o plantio e, depois, a colheita e aproveitar melhor os maquinários. É também quem auxilia na análise do solo, verificando as possíveis deficiências de nutrientes e fazendo a recomendação de correção”, diz. Após o desenvolvimento da lavoura, o profissional faz ainda o acompanhamento para evitar o ataque de pragas e doenças.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atulização profissional, primando sempre pela qualidade na prestação dos serviços prestados.

Compartilhe nas redes sociais