Se depender da Fecomércio PR e do Sebrae/PR, os empresários paranaenses do comércio e do turismo terão acesso a novos conteúdos para desenvolver seus negócios. O cronograma para 2019 tem 12 programas – Varejo Digital, Varejo Mais em Ação, Comércio Digital, Encontros do Comércio, Missões do Comércio, Seminário Tendências do Varejo, Top Loja Confecção, Revitalização de Espaços Comerciais, Franquias Paraná, Selo de Qualidade no Turismo, Turismo MICE e Turismo Masterplan. A previsão é que 2.772 empresas sejam atendidas até o final do ano, 42% a mais do que em 2018.

O Varejo Digital, uma das novidades deste ano, acontecerá em Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Munhoz de Mello, Paranavaí, Jacarezinho, Londrina, Toledo, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand.

A nova versão do Varejo Mais em Ação está prevista para 26 cidades: Araucária, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Guarapuava, Palmeira, Telêmaco Borba, Mallet, São Mateus do Sul, Ampére, Mangueirinha, Santa Helena, Quedas do Iguaçu, Terra Roxa, Guaíra, Cruzeiro do Oeste, Porto Rico, Cianorte, Roncador, Mandaguaçu, Santo Antônio da Platina, São Sebastião da Amoreira, Cambará, Marilândia do Sul, Jaguapitã, Lunardelli e Bela Vista do Paraíso.

Ainda estão programados os Seminários Tendências do Varejo e Encontros do Comércio 2019 para Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Maringá, Londrina e Cascavel. E programas iniciados em outros anos têm continuidade em 2019: Varejo Mais em Curitiba e Top Loja Confecções e Acessórios em Toledo.

O coordenador do departamento de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, ressalta que a intenção é levar os projetos de desenvolvimento empresarial ao maio número possível de municípios.

“A palavra-chave de 2019 é relacionamento. Além dos programas de gestão, estamos abrindo eventos de relacionamento, como os Encontros do Comércio e Seminários Tendências do Varejo. A intenção é reforçar o relacionamento com os sindicatos filiados e as entidades parceiras”, explica.

Paikan acrescenta que os programas estabelecidos para os próximos meses visam propiciar melhor ambiente de negócios, por meio da capacitação dos empresários paranaenses. “Para que eles estejam aptos a enfrentar os desafios do mercado, ter rentabilidade, gerando emprego e renda.”

Luiz Antonio Rolim de Moura, coordenador estadual do Comércio – Varejo & Franquias no Sebrae/PR, conta que a primeira fase do projeto aconteceu no início deste ano, com a consolidação da estratégia de relacionamento e parceria com os sindicatos patronais, Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios e unidades do Sesc e Senac nas bases. A próxima fase está a ponto de iniciar, com a execução dos programas.

“A agenda de trabalho da Fecomércio PR e do Sebrae/PR está trazendo as melhores práticas do varejo no momento. A meta é construir agendas de relacionamento, de negócios e de melhoria para as empresas, com diálogo e apoio mútuo entre os parceiros e os sindicatos”, ressalta Rolim.

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