Um grupo de 15 empresários de Castro, na região dos Campos Gerais, que participa do Programa Top Loja – Confecções e Acessórios, iniciativa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, participou de uma missão técnica nas cidades de Maringá e Cianorte, em meados de abril, para conhecer a história de sucesso de algumas empresas que já integraram o Programa, em 2017.

Dentre as empresas visitadas pelo grupo estava a Cor de Pimenta, especializada em moda feminina, e que atende por meio de comércio eletrônico. A missão inclui ainda a visita na empresa Amarelo Manga, situada no Shopping Avenida Center, e também na L Única, em Nova Esperança, onde a empresária Leonilda Benalia falou sobre sua trajetória como empreendedora e como é atuar com moda multisetorial.

Também foi visitada a empresa Indiana Uniformes, em Cianorte, que recebeu o Selo Ouro do Comércio, em 2017.  O empresário Cláudio Brambila descreveu como implementou a certificação nos uniformes, papelaria e embalagens. O grupo também esteve no Shopping de Atacado, em Cianorte, e na empresa Cherry Moda Íntima, que comercializa e industrializa moda íntima.

O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, reforça que o Programa Top Loja foi construído para atender a necessidade do varejo, com foco em determinadas atividades econômicas. “Consideramos o Top Loja uma pós-graduação em varejo. É o melhor programa de gestão do varejo no âmbito nacional”, diz, ao completar que a missão técnica é umas das ferramentas do programa e que oportuniza os empresários conhecer outras empresas que tiveram melhorias no seu processo de gestão.

 

“O Programa Top Loja foi construído em Maringá e Cianorte, onde toda a metodologia foi aplicada por serem polos do varejo do ramo do vestuário, possuírem muitas indústrias e realizarem muitas feiras. Os empresários de Castro puderam vivenciar e conhecer a história de como o projeto começou e de empresas que ajudaram a construir o Top Loja”, diz o assessor Paikan.

A consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, explica que, em Castro, o Programa envolve 22 empresas que recebem acompanhamento desde 2017. “O objetivo do programa é trabalhar contextos diferenciados para todos os segmentos que envolvem moda. A missão técnica é uma das ações dentro do programa e oportuniza a troca de experiências. “A ação fez com que o grupo voltasse com mais ânimo e mais engajado para as próximas edições”, analisa a consultora.

A empresária castrense Maria Auxiliadora de Araújo, da loja A Triunfante, foi uma das participantes da missão e considera a iniciativa positiva. “Tenho 29 anos de trajetória como empresária e a missão oportunizou a busca por novas informações. Ouvir histórias que inspiram ajudam muito na tomada de decisões. Percebi que muitos dos meus problemas são comuns aos dos empresários que nos receberam na missão, mas com planejamento e consultorias é possível avançar”, diz a empresária Maria Auxiliadora.

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Castro (CMEG), Jocimara de Oliveira Van Mierlo, também acompanhou o grupo na missão técnica. “Poder escutar histórias que deram certo ajuda a sair da zona de conforto. A missão é uma experiência válida justamente pelo fato da troca de experiências e informações”, considera.

O programa

Lançado em 2013 pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, o Programa Top Loja capacita empresários que querem aprimorar e melhorar a gestão de seus negócios. Com uma grade de cursos e consultorias especializadas, o programa proporciona acesso exclusivo a conceitos, técnicas e tendências em três segmentos do varejo escolhidos para receber as primeiras ações de qualificação, como minimercados, confecções e acessórios e materiais de construções.

Compartilhe nas redes sociais