No dia 22 e 23 de novembro o Posto Agropecuário de Sarandi, localizado na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, recebe a visita do secretário da Defesa Agropecuária (SDA), Luis Eduardo Pacifici Rangel, acompanhado de uma comitiva de diretores. Também estará presente o Coordenador-Geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL), Rodrigo Nazareno e representantes do Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS).

Esta será a primeira vez que a SDA visitará o local. A fazenda, de propriedade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e recebe, por ano, cerca de 1400 bovinos para efetuar os testes de controle de vacina contra febre aftosa. O Lanagro-RS é o único no país a realizar este trabalho que representa fundamental importância para a cadeia agropecuária, sanidade animal e relações comerciais, uma vez que, a vacinação correta e com segurança atestada evita transtornos para os criadores de bovinos. Para a coordenadora do Lanagro-RS, Priscila Moser, a oportunidade é o reconhecimento de uma atividade que controla a saúde e a qualidade dos rebanhos brasileiros “a visita vem de encontro ao momento em que estamos buscando ser referência nacional em controle de vacinas contra febre aftosa junto a Organização Mundial de Sanidade Animal no Brasil (OIE) e atesta nosso potencial de referência na área”, acrescenta.

Sobre o Posto Agropecuário de Sarandi (PAP)

A fazenda, administrada pelo Lanagro-RS, tem 180 hectares e é cadastrada no Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Consea), o que assegura manejos baseados nas práticas de  bem-estar animal, seguindo a risca a legislação. No local trabalham dois servidores fixos e a cada 15 dias auditores federais agropecuários se deslocam, de Porto Alegre, para coletar amostras de bovinos em 0 dia de vacinação, 28 dias após vacinação e 28 dias pós revacinação, para controlar a eficácia do processo. A seleção de bovinos para a realização dos testes segue alguns critérios técnicos como: bom estado sanitário, ter entre 18 e 24 meses de idade, ser macho cadastrado, pesar no mínimo 250 kg, não ter ectoparasitas, não podem ter sidos vacinados antes. Antes dos testes os animais ficam 21 dias em quarentena para se adaptar ao local.

Sobre o Lanagro-RS

O Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS), é um dos seis laboratórios da Rede Oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Possui sede em Porto Alegre onde há duas unidades: Unidade Física Ponta Grossa (UFPG) e Unidade Física Farrapos (UFF). Também possui a Seção Laboratorial Avançada São José/SC, em Santa Catarina (SLAV/SC) e uma fazenda na cidade de Sarandi/RS. O Lanagro-RS é responsável pela análise para classificação de grãos, análises de sementes, bebidas, vinagres, azeites, fertilizantes, produtos lácteos, produtos cárneos, além do controle de vacinas contra a febre aftosa e diagnóstico animal.

Compartilhe nas redes sociais