Empresários dos setores de mecatrônica/metalmecânica, química/materiais e da cadeia do agronegócio tiveram a oportunidade de se conectar e trocar informações no Innovation Day – Campos Gerais, evento realizado pelo Sebrae/PR, no último sábado (18), em Ponta Grossa. Mais de 150 empreendedores participaram da programação que contou com profissionais renomados no mercado nacional e internacional.

O Evento Innovation Day – Campos Gerais, foi a primeira ação do projeto de Potencialização do Sebrae/PR na região. Os setores a serem trabalhados foram apontados no mapeamento do ecossistema de inovação, realizado pela Fundação Certi, em 2017, Prefeitura de Ponta Grossa e do Sebrae/PR.

“O levantamento apontou quem são as grandes cadeias de valor associadas ao agronegócio. São setores capazes de alavancar a economia dos Campos Gerais dentro da perspectiva da inovação e tecnologia”, explica o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio César Agostini, que participou do painel ‘A inovação na cadeia do agronegócio’.

O foco da iniciativa são empresas inovadoras, startups e negócios com potencial de crescimento. “Por isso, é importante definir estratégias e ações para potencializar essas empresas, pois através de produtos, serviços e das tecnologias que serão geradas, será possível ter uma economia mais forte e competitiva”, frisa o gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior. Serão selecionadas, em princípio, 40 empresas para participar do projeto que envolve oficinas, consultorias, plano de ações e diagnósticos, sempre gerando a interação com o ecossistema de inovação da região.

Entre eles os palestrantes estava o engenheiro agrônomo, Marcos Jank, que falou sobre o “Agronegócio visto pelo mercado internacional”. A apresentação foi dividida em três tópicos, com a dinâmica da inserção internacional do agronegócio brasileiro, o acesso ao mercado no setor de proteína animal e os desafios da pesquisa e inovação.

No período da tarde aconteceram os teds talks, com as temáticas “Como o biogás pode potencializar os resultados e as especificidades do agronegócio”, com Rodrigo Regis, diretor presidente do CIBiogás;  “Indústria 4.0”, com Rafael Tarso, gerente de Inovação e Novos Negócios CITS Digital Transformation; “A importância da Tecnologia na Agricultura”, com Mariana Vasconcelos, da startup AgroSmart; “Nanotecnologia em alimentos”, com o professor Ivo Demiato; e “Como a natureza pode inspirar novas tecnologias no setor do agronegócio”, com Giane Brocco, pioneira ao trazer a biomimética para o Brasil, que propõe utilizar a natureza como mentora, medida e modelo para inovar em projetos, serviços, produtos, processos e sistemas. O presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Allan Costa, falou sobre a temática “Transformação Digital e o Futuro do Agronegócio”.

Startup Day

Dentro da programação do Innovation Day aconteceu o Startup Day, evento que ocorreu simultaneamente em 100 cidades do Brasil. Em Ponta Grossa, seis startups, de diferentes áreas, puderam apresentar seus produtos e serviços para os empresários que participaram do Innovation Day.

O empresário Carlos Proença, da startup AgriWin, de Castro, considerou a iniciativa positiva. “Essa conexão é benéfica, pois trabalhamos muito a forma comercial sem criar, muitas vezes, um elo com os demais setores. O evento permitiu a discussão de diversos assuntos e oportunizou enxergar as novas demandas de mercado”, completou.

Compartilhe nas redes sociais