Maratona organizada pela ONU Meio Ambiente, Embrapa e Sebrae/PR reuniu startups de todo o país

Londrinenses comemoram resultado do desafio ao lado dos organizadores. Crédito: Divulgação SRP

Os vencedores do desafio de ideias e startups para o agronegócio do Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos, realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, são de Londrina. A maratona, organizada pela ONU Meio Ambiente, Embrapa e Sebrae/PR ocorreu na Sociedade Rural do Paraná e reuniu startups e empreendedores de todo o Brasil. A programação do evento contou com painéis e debates sobre ecoinovação para a cadeia de grãos e modelos de negócios.

O consultor do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, destaca que o evento representou uma oportunidade para Londrina. “A maratona nacional, focada em tecnologias para o agronegócio, reuniu os principais parceiros da área, promoveu a interação entre startups de todo o país, e contribuiu para mostrar à ONU a dinâmica do cenário brasileiro, especialmente do Norte do Paraná, em relação à ecoinovação”, afirma.

A vencedora na categoria startups em operação ou tração foi a Agribela, que está na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel). A fundadora da startup, Gabriela Vieira Silva, apresentou inovadoras cápsulas biodegradáveis para controle biológico de pragas agrícolas. “Foi uma experiência muito boa. O evento reuniu profissionais da área técnica que agregaram muito para o negócio, o que proporcionou uma maturidade interessante para a empresa”, avalia. Como prêmio, Gabriela ganhou uma viagem à Paris, na França, em dezembro, para participar da feira internacional de sustentabilidade World Efficiency Solutions. “Tenho a missão de representar as empresas brasileiras do agronegócio, especialmente as paranaenses”, aponta.

Na categoria ideias de empreendedores, quem levou o prêmio foi o inventor independente Luiz Guilherme Lira de Arruda com a proposta de “bico pulverizador para ultra baixo volume”, sistema que reduz o consumo de água na aplicação de pulverização para o controle de pragas. Arruda foi o vencedor do primeiro Hackthon Smart Agro realizado em Londrina em 2016. “O Agrotech foi o melhor evento que participei até hoje, achei excelente porque a avaliação do projeto foi técnica, os mentores sabiam muito de agronegócio e tecnologia aplicada, isso validou a proposta e o projeto saiu fortificado pela avaliação positiva de profissionais qualificados”, comemora. O prêmio foi a inscrição na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), que acontece em outubro em São Paulo.

O Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos foi lançado durante o Campus Party, que aconteceu em Brasília, em 16 de junho. Na ocasião, foi apresentado o regulamento do desafio. Os interessados tiveram um mês para enviar suas propostas para concorrer como startup ou ideia. Ao todo, foram recebidas 64 inscrições, sendo 27 de startups e 37 de ideias. Dez propostas foram selecionadas em cada categoria para participar do evento em Londrina.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.  

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais