Fazer diferente, inovar, conquistar novos seguidores e obter mais visualizações e curtidas. Termos que parecem ser de profissionais do setor digital fazem parte agora do cotidiano de 22 microempreendedores individuais (MEIs), de Pato Branco. Eles participaram, no dia 26 de julho, da oficina “Atraia mais Clientes e Venda Mais com o Google”, com o especialista Hector Felipe Cabral. A capacitação, resultado da parceria entre a Sala do Empreendedor do município e o Sebrae/PR, apresentou soluções aos empreendedores que precisam dar visibilidade a seus negócios, mas não dispõem de verbas para investir em mídias pagas.

Os participantes conheceram o Google Meu Negócio (plataforma para pequenos negócios), além de Google Drive, Google Agenda, YouTube, Google Maps e Local Guides. A diretora de Micro e Pequena Empresa e agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Rosiclei Caldato Dalagnol afirma que a oficina teve resultados acima das expectativas.

“O curso apresentou ferramentas como o Google Meu Negócio e mostrou aos participantes como criar sites de forma gratuita e como organizar e monitorar as informações. Formas acessíveis de dar visibilidade aos negócios. Recebemos relatos de participantes que se mostraram muito felizes, pois receberam muito mais do que esperavam”, relata.

A oficina também foi resultado da integração entre os projetos de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae/PR. A consultora Dianalu de Almeida Caldato, responsável pelos programas de Empreendedorismo, aponta o esforço conjunto para desmistificar o conceito de digitalização das empresas.

“Muitos acreditam que essas ferramentas são aplicáveis apenas para grandes empresas. Com as oficinas, os pequenos negócios incluem a transformação digital na sua estratégia. A evolução tecnológica está trazendo muitos benefícios para os empresários que optarem por transformar suas empresas e seus processos, ganhando agilidade, abrangência de atuação, redução de custos e maior segurança”, observa Dianalu.

Vários dos MEIs já estão aplicando os conhecimentos, como é o caso de Ivanete Terezinha Pelepenko, dona do brechó Sessão da Tarde. Ela e o marido, José Antonio Silveira Rosa, que também participou da oficina, fizeram um vídeo de divulgação do negócio, com 47 segundos de duração, que já está circulando via Whatsapp e redes sociais.

“O vídeo foi feito com base no que aprendemos no curso. Nossa relação com as redes sociais, antes, era primária. Não sabíamos da existência das ferramentas do Google. Foi nossa primeira ação com o que aprendemos”, detalha.

Ivanete acrescenta que já está trabalhando em outras ações, com a criação de um site para o brechó. “Vamos fazer novos vídeos, agora com promoções”, antecipa.

Volmar Mendes Bohn, proprietário do Lavacar Novo Horizonte, está usando o Whatsapp para atrair novos clientes. “Aprendi formas de conquistar mais clientes. Agora, quero partir para os vídeos e mostrar os carros antes e depois do nosso serviço”, planeja Volmar.

Daniel Galvão, da padaria Casa do Pão, já utilizava as redes sociais Facebook e Instagram e o aplicativo Whatsapp, mas descobriu novas ferramentas. “Já estamos usando algumas coisas novas, como o Google Agenda. O curso foi muito bom, com novos conhecimentos”, completa Daniel.

Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

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