Evento foi realizado na sexta-feira (29) para apresentar aos participantes uma prévia do que será o ECO.TIC 2018

Em 2018, o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sul do Brasil, o ECO.TIC, terá como tema “O Ecossistema de Inovação”. O objetivo é levar palestras, painéis, cases de sucesso e expositores das cinco áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento sob a ótica da inovação em Londrina: saúde, agronegócio, construção civil, químico e materiais, e eletrometalmecânica. Na sexta-feira (29), os organizadores realizaram uma prévia do ECO.TIC voltada para a área de químico e materiais.

Durante o pré-evento, o presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação Comunicação (APL de TI) de Londrina e Região, Roberto Nishimura, lembrou que a entidade reúne aproximadamente 2,5 mil empresas de TI no trecho que vai de Apucarana a Cornélio Procópio. Esse volume de negócios gera 35 mil postos de trabalho para o norte do Paraná. Mas, a TI, por ser transversal e interagir com várias áreas, pode ir muito além. “A ideia do ECO.TIC é demonstrar como a tecnologia da informação pode atuar em parceria com os mais diversos setores, inclusive o de químico e materiais”, explicou.

O coordenador estadual de ecossistemas de inovação do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, fez uma breve apresentação do estudo da Fundação CERTI sobre o ecossistema de inovação de Londrina e destacou a importância de organizar as áreas elencadas como prioritárias em governanças e promover a conexão entre elas. Para Feliciano, novas oportunidades podem ser geradas a partir da intersecção desses setores. “Queremos intensificar cada vez mais essa aproximação para gerar novos negócios e empregos”, disse.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, citou pesquisas que apontam que 80% das empresas da área de químico e materiais estão investindo em tecnologia. Ela reforçou aos participantes do encontro que os negócios que trabalham com inovação se tornam mais competitivos no mercado. Danubia adiantou que, neste ano, o ECO.TIC será realizado entre os dias 30 e 31 de outubro no Parque de Exposições Ney Braga e, até lá, haverá um pré-evento voltado para cada setor temático. No ECO.TIC, os participantes vão ter contato com as principais novidades em inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, blockchain.

No pré-evento desta sexta, o engenheiro bioquímico do Instituto Senai de Inovação Eletroquímica, Paulo Roberto Dantas Marangoni, fez uma apresentação sobre a atuação da instituição no desenvolvimento de baterias, sensores e revestimentos inteligentes. Já o diretor financeiro da Hydronorth, Marco Antonio Silva, mostrou como desenvolver a inovação na indústria, com a apresentação do case da empresa com sede em Cambé. Por último, alunos do curso de Engenharia de Software do Senai apresentaram o projeto MicroClean para o tratamento biotecnológico e monitorado de efluente têxtil.

O pré ECO.TIC de Químico e Materiais foi realizado no auditório da Faculdade Positivo de Londrina e promovido pelo APL de TIC de Londrina, Cintec, Sinfor-PR, Sebrae/PR, Senai e Acil.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Tanto quem deseja ampliar os negócios, quanto quem pretende começar um.

Confira em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais