O Sebrae/PR atendeu no ano passado 1081 empresas no território Paraná Centro, por meio do Negócio a Negócio, que é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e empreendedores de microempresas. Foram indicadas soluções alinhadas às necessidades das empresas e orientações com relação à gestão do negócio.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Agenor Felipe Krysa, a inciativa teve como foco, em 2017, disponibilizar soluções empresariais a todos os municípios do território Paraná Centro, que inclui as cidades de Laranjal, Palmital, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Nova Tebas, Manoel Ribas, Pitanga, Cândido de Abreu, Boa Ventura do São Roque, Campina do Simão, Turvo e Guarapuava.

“Registramos um alto índice de satisfação dos empresários que participaram do programa em 2017. Isso reforça a qualidade do serviço prestado e que a entrega das soluções apresentadas foram ao encontro das necessidades dos empresários. Além disso, o programa ajuda no desenvolvimento local, já que são repassadas orientações sobre como vender mais, controlar finanças e gestão”, pondera o consultor.

Conforme a tutora do programa NAN no território Paraná Centro e coordenadora do curso de Administração, da Faculdade Guairacá, Janete Probst Munhoz, as empresas que participaram em 2017 do programa foram bastante receptivas. “Vivemos um momento econômico peculiar e a visita dos agentes nas empresas levou esperança aos empresários, pois algumas soluções simples tiveram impacto na economia das empresas”, explica, ao acrescentar que a maioria dos empresários que participou do NAN é microempreendedor individual.

 Parceria

Em 2017, o programa Negócio a Negócio contou com a parceria da Faculdade Guairacá, de Guarapuava. Oito alunos do curso de Administração foram capacitados para atuar como agente de orientação empresarial e 240 atendimentos foram realizados pelos acadêmicos. “O programa permite que os estudantes apliquem na prática a teoria adquirida em sala de aula e a vivenciar a realidade empresarial”, conta a coordenadora Janete. Segundo ela, para 2018 a expectativa é que 15 acadêmicos realizem 240 atendimentos nas empresas do território Paraná Centro.

O empresário Zaqueo Soares Pinheiro, de Guarapuava, participou do programa e conta que começou a enxergar a empresa com outros olhos, já que estava há frente do negócio havia apenas três meses quando recebeu a visita do agente de orientação empresarial. “O Sebrae me oportunizou fazer a gestão do meu negócio de forma profissional. Aprendi a fazer o controle do estoque, fluxo de caixa e a controlar toda a parte financeira”, comenta. Segundo ele, as ferramentas e soluções apresentadas pelo Sebrae/PR foram fundamentais e impactaram nos resultados do negócio.

Quem também recebeu orientações por meio do programa NAN foi o microempreendedor individual Rodrigo dos Santos Assis, de Guarapuava. Ele acredita que o maior benefício foi entender mais sobre o processo de licitação pública e questões relativas ao fluxo de caixa. “Obtive muitas informações importantes junto ao agente e que ajudam a programar as ações da empresa”, revela.

Conforme o consultor Agenor Felipe, os empresários interessados em participar do Negócio a Negócio, bem como associações comerciais que quiserem disponibilizar o programa nos pontos de atendimentos ou as prefeituras, nas Salas do Empreendedor, podem entrar em contato com o 0800 570 0800, do Sebrae.

Compartilhe nas redes sociais