Estão abertas até esta quinta-feira (29), em Ponta Grossa, as inscrições para o Seminário Empretec, que tem como proposta potencializar o perfil empreendedor. O seminário é uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, com o objetivo de desenvolver características e comportamentos empreendedores que motivem a melhoria do desempenho empresarial.

As inscrições podem ser feitas no escritório do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, que fica na Rua Lauro Cunha Fortes, 450, em Uvaranas, ou por meio do telefone (42) 3228-2500. Conforme a consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, serão agendadas entrevistas com os interessados em participar do seminário Empretec, que acontecerá de 9 a 14 de abril.

No Seminário, que envolve 60 horas de capacitação, em seis dias de imersão, o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, serão trabalhadas características  como a busca pela oportunidade e iniciativa, persistência, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, riscos calculados, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

O objetivo é estimular e desenvolver características individuais dos empreendedores de forma a propiciar sua competitividade e permanência no mercado. “Esta é a única oportunidade de participar do Empretec, em Ponta Grossa, neste ano. O seminário trabalha com o comportamento do empreendedor, fazendo com que ele tenha melhor visão do mercado, tome melhores decisões na gestão de sua empresa e passe a enxergar seu negócio de forma mais clara. Mudanças como estas têm reflexo nos resultados, com o aumento do faturamento, diminuição de custos e desperdícios, entre outros benefícios”, comenta a consultora do Sebrae/PR.

A engenheira civil Valesca Vitória Vedam, que atua como prestadora de serviços, participou do Empretec, em 2017, e acredita que um dos principais benefícios do seminário foi começar a estabelecer metas. “Eu tinha sonhos, mas não sabia como fazer. Além disso, passei a planejar e controlar minhas ações, já que isso eu também não fazia antes”, conta.

Na região dos Campos Gerais e Centro do Estado mais de 300 “empretecos” foram habilitados nos últimos dois anos. “O Empretec oportuniza que o empreendedor coloque em prática as atitudes empreendedoras que são trabalhadas no seminário”, reforça a consultora do Sebrae/PR.

Compartilhe nas redes sociais