O Sebrae/PR e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançaram, nesta quinta-feira (22), um novo programa de pré-aceleração de ideias e startups. O evento aconteceu no escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, e reuniu empresários do setor e jovens empreendedores. São 30 projetos inscritos no programa que deverão passar de uma ideia para um modelo de negócio inovador e com viabilidade de mercado.

A pré-aceleração é uma iniciativa do Programa Sebrae Startup-PR – que desenvolve ações em prol das startups de todo o estado, junto ao programa de pré-incubação da Incubadora de Inovações da UTFPR-PG. Serão nove meses de capacitação, com início em março e encerramento em novembro de 2018. Serão realizados workshops e mentorias abordando temas como temas como planejamento estratégico, mercado, perfil do consumidor, método Canvas, gestão e design thinking.

“Desde 2015 realizamos na região de Ponta Grossa capacitações para que as ideias e projetos se tornem realidade, e isso vem gerando resultados positivos com startups formalizadas se consolidando no mercado. Agora, temos a parceria com a UTFPR para agregar ainda mais valor. Os participantes terão os subsídios que necessitam para transformar a ideia em um modelo de negócio bem estruturado e com potencial para captar investimentos e parcerias”, explica a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita.

Para a chefe do Departamento de Apoio a Projetos Tecnológicos e Gestora da Incubadora de Inovações da UTFPR, campus Ponta Grossa, Maria Carolina de Oliveira Ribeiro, graças à parceria entre a UTFPR e o Sebrae/PR foi possível modelar um programa robusto visando ótimos resultados e que vai, de forma organizada, fortalecer o ecossistema da região. A cada três meses os projetos serão analisados por gestores de forma individualizada. “O objetivo final é que as startups estejam maduras para entrar no mercado, com um CNPJ constituído e possam ser uma empresa incubada. O programa também é uma forma de atrairmos, planejadamente, clientes para a incubadora”, completa.

Conforme frisa a consultora do Sebrae/PR, o programa atrai bons projetos de startups devido ao trabalho de sensibilização que vem sendo feito em todo o ecossistema de inovação. “Incentivamos alunos e potenciais empreendedores para que atendam as demandas que eles estão enxergando no mercado ponta-grossense e até mesmo no nacional, partindo de problemas reais para o desenvolvimento de uma solução efetiva e que tem mais chances de dar certo. Em um mercado cada vez mais competitivo é preciso inovar, e nós os incentivamos para que todos busquem cada vez mais essa inovação”, analisa a consultora do Sebrae/PR.

Compartilhe nas redes sociais