Evento do Sebrae/PR teve objetivo de levar conhecimento, promover interações e refletir sobre como acelerar o crescimento dos negócios

 

Empresários de micro e pequenas empresas de Londrina e região participaram, na terça-feira (15), do Seminário Desafios do Crescimento, realizado pelo Sebrae/PR, no Buffet Planalto, em Londrina. O evento trouxe palestrantes de renome nacional, como o especialista em startups, empreendedor e investidor-anjo, João Kepler Braga, e contou com uma programação especial voltada para negócios com potencial de crescimento.

O gerente regional do Sebrae/PR no norte do Estado, Fabrício Bianchi, disse que a programação do seminário foi pensada para empresas que desejam crescer de forma rápida e sustentável, com direcionamento e estratégia pautados nas oportunidades do mercado nacional e internacional. “O objetivo foi interagir, buscar conhecimento, fazer conexões e gerar novos negócios”, afirmou, durante a abertura do evento.

A primeira palestra foi ministrada pelo gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Cesar Rissete, e trouxe como tema o “Cenário Econômico” atual. Rissete mostrou que, historicamente, o Brasil passa por crises e que o momento atual é de saída de um cenário de deterioração para a recuperação econômica. No entanto, alguns fatores devem retardar esse processo, como as próximas eleições, que adiarão as decisões sobre reformas, assim como o consumo e investimentos.

Por outro lado, vários outros fatores favorecem a recuperação da economia brasileira, como a inflação e juros baixos, inadimplência e endividamento privado em queda, recuperação do mercado de trabalho, e contas externas favoráveis. O que ainda preocupa, segundo Rissete, é a dívida pública. Porém, ele reforçou que as empresas devem considerar esses aspectos, mas, principalmente, olhar para dentro dos negócios e avaliar o momento certo de investir e crescer.

Na sequência, a consultora da Euromonitor International, Lilian Krohn, falou sobre “Setores em crescimento e megatendências de consumo”. Respaldada em pesquisas consistentes de mercado, ela abordou o potencial de crescimento de setores como o varejo, alimentos e bebidas, vestuário de calçados, Tecnologia da Informação (TI), turismo. Segundo ela, as empresas devem ficar atentas aos novos comportamentos dos clientes. “Houve uma mudança de valores que impacta em como os consumidores se relacionam com o mundo”, afirmou.

De acordo com Lilian, as pessoas, hoje, buscam dividir custos e multiplicar benefícios. Estão mais propensas a racionalizar as compras, experimentar marcas novas, valorizar itens mais duráveis e de qualidade. Por isso, compartilhar está em alta, assim como ferramentas de experimentação e que exploram os sentidos. Ela chamou a atenção dos empresários para a importância de reinventar todo o processo de venda, com foco em qualidade, tecnologia e melhor experiência possível para os clientes.

O diretor e co-fundador da For Logic Software, empresa que nasceu de uma startup incubada em Cornélio Procópio, Jeison Arenhart de Bastiani, confessa que ignorou todos os fatores econômicos desfavoráveis dos últimos anos ao decidir erguer um prédio para abrigar a sede do negócio em 2016. Ele contou aos participantes um pouco da trajetória da empresa e elencou alguns desafios que teve que superar, ao lado dos sócios, para que a For Logic crescesse de forma rápida e sustentável. Para ele, a cultura é mais importante que a estratégia e o único diferencial competitivo de uma empresa.

Outro case apresentado durante o seminário foi o da Soeto Alimentos, de Joaquim Távora. O diretor da empresa, Josmar Bagatin, contou como o negócio familiar saiu de um modesto barracão e apenas dois colaboradores para uma estrutura de 4,3 mil metros quadrados e cerca de 70 funcionários. E foram nos anos de crise econômica que o crescimento da empresa foi mais expressivo. Segundo o empresário, as estratégias de crescimento foram colocadas em prática a partir de 2013, com apoio do Sebrae/PR. A Soeto ampliou o portfólio de produtos, automatizou a produção e hoje tem capacidade de fornecer 120 toneladas de alimentos por mês.

O empreendedor, um dos maiores especialistas em mercado digital e investidor-anjo de mais de 300 startups, João Kepler, encerrou a programação do evento com uma palestra sobre o “Desafio da Jornada Empresarial”. Para administrar um negócio de alto potencial, Kepler afirma que o empreendedor precisa ter um sonho grande, perfil para resolver problemas, um bom time, capacidade para captar investimentos, saber equilibrar as vidas social e empresarial, buscar aprendizagem contínua.

Para os empreendedores Magno Vasconcellos e Lucia Tabosa Vasconcellos, proprietários de uma loja de bicicletas londrinense com 26 anos de mercado, o seminário foi interessante, pois fez com que pensassem nos desafios enfrentados no dia a dia do negócio. “Ver as experiências de outros empresários foi uma motivação”, disse Lucia. Para ela, a palestra sobre cenários econômicos a ajudou a entender que é preciso olhar o todo, mas a crise não pode engessar ou paralisar os investimentos na empresa. “Temos que olhar lá na frente, enxergar as oportunidades e acreditar”, disse.

Edson Luis Trainotti, que atua no segmento de higiene e limpeza profissional, informou que a principal lição deixada pelo evento foi “pensar diferente” para entender melhor o mercado e propor novas soluções aos clientes. O grande desafio hoje, segundo ele, é manter a carteira de clientes no mercado competitivo e ter um bom fluxo de caixa. “Outra grande dificuldade que a pequena empresa tem é a de captar recursos no mercado financeiro”, apontou.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, explicou que as empresas participantes do seminário estão voltadas para o crescimento. “Elas estão investindo, se organizando, reformulando sua gestão e modelo de negócio”, informou. O objetivo, segundo ela, foi trazer esses empresários mais próximos do Sebrae para fortalecer o relacionamento. “Achamos importante casar as temáticas macro, que são o cenário econômico, tendências, e como empreender na prática para que as empresas reflitam para onde querem ir”, completou.

 

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