As empreendedoras Adriana Pontin e Sirlei Cabral, de Londrina e Joaquim Távora, respectivamente, representaram o Norte do Paraná no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Elas já enfrentaram todo tipo de obstáculo, na vida profissional e pessoal, mas jamais pensaram em desistir. Com foco, determinação e persistência, gerenciam negócios bem-sucedidos e compartilham histórias de superação. Todo o esforço das empresárias Adriana Pontin, de Londrina, e Sirlei Cabral, de Joaquim Távora, foi reconhecido em 2017. Ambas venceram o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e representaram o Norte do Paraná na homenagem criada para estimular o empreendedorismo feminino.

A premiação, entregue na semana passada, destacou iniciativas em duas categorias: Pequenos Negócios (proprietárias de micro e pequenas empresas que estejam estabelecidas formalmente há, no mínimo, um ano) e Microempreendedora Individual (mulheres que trabalhem por conta própria, com faturamento máximo anual de R$ 60 mil, também estabelecidas formalmente há, no mínimo, um ano). Nesta última, a empresária Sirlei Cabral ficou com o Ouro.

Dona da loja virtual Boutique Chique, Sirlei se diz surpresa com o primeiro lugar e muito feliz com o reconhecimento. Ela atribui o sucesso da empresa à equipe e à honestidade nos negócios. “Eu comecei a trabalhar como boia-fria aos 10 anos, tenho o segundo grau incompleto. As adversidades me ensinaram muito a correr atrás dos sonhos, ser humilde, ter amor ao próximo”, conta. Para ela, as mulheres desconhecem a força que têm. “A gente devia se unir”, sugere.

O negócio começou por iniciativa da filha, em 2010, como uma pequena confecção de acessórios de cabelos. Aos poucos, as vendas nas redes sociais foram crescendo e a mãe sentiu a necessidade de entrar em cena para ajudar. De lá para cá, a empresária precisou inovar nos produtos para atrair a clientela o ano todo. “A empresa, que funcionava em apenas um cômodo, se estendeu para mais quatro, passou a ter mais maquinários e computadores. Contamos com mais de 250 produtos em nossa loja, entre turbantes, lenços, boinas, trajes para pajens, que hoje são o carro-chefe”, descreve.

A proprietária da Excelência em Eventos, Adriana Pontin, ficou com o Bronze na categoria Pequenos Negócios. A empresa começou quando ela chegou a Londrina, em 2005. “Para mim, a premiação foi um presente, pois comemorei nove anos deste trabalho em setembro”, conta. Quando resolveu tirar o sonho do papel, a primeira iniciativa foi montar um plano de negócios. “Fiz pesquisas, conheci concorrentes e fornecedores, estimei custos e ganhos e, com base em dados concretos, tomei a decisão de empreender”, afirma.

Depois de muitos altos e baixos na empresa e vida pessoal, Adriana redefiniu o foco do negócio e passou a criar eventos, de desfiles a exposições, além de redirecionar a missão. “Percebi que os meus valores pessoais deveriam estar alinhados com os da empresa, como a responsabilidade ética, transparência e compromisso com resultados”, argumenta. Segundo a empresária, a meta é planejar eventos criativos e funcionais para “produzir experiências únicas, inesquecíveis e especiais”.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, destaca a dedicação que as mulheres empresárias têm na gestão dos negócios, planejamento e inovação. “Esse tripé é o que faz com que alcancem resultados positivos”, avalia. Segundo Liciana, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, além de reconhecê-las perante o Paraná e o Brasil, contribui para divulgar histórias de superação e inspirar outras empresárias em seus negócios ou mesmo incentivar outras mulheres a empreender.

Realizado desde 2004, o prêmio é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). O objetivo é reconhecer mulheres que transformaram sua realidade, por meio do empreendedorismo, e que passam a ser inspiração para futuras empreendedoras.

SEBRAE/PR 45 ANOS

O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná, as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.  

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais