Para comemorar o aniversário do Google, a gente separou estas cinco ferramentas que podem te ajudar (e muito) no planejamento de marketing digital da sua empresa, seja ela qual for. O único pré-requisito é ter um site ativo, dessa forma, você pode testar cada uma das ferramentas apresentadas a seguir. Boa leitura!
Se você já fez alguma pesquisa sobre análise de dados em seu site, provavelmente, já ouviu falar sobre o Google Analytics. Mas você sabe o que exatamente ele faz?
O Google Analytics é um serviço gratuito de análise de sites, oferecido pelo Google, que fornece informações sobre como os usuários encontram e usam seu site. Com o Google Analytics, você pode rastrear o ROI (sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”, que é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido por meio de um investimento, e o montante de dinheiro investido) para seu marketing online.
Você pode peneirar e classificar seus visitantes com dezenas de dimensões. Pode integrar outros produtos do Google como sua conta do Adwords e Search Console e também usar códigos de rastreamento para marcar e rastrear campanhas específicas. Tudo o que você precisa fazer é instalar uma o “código de rastreamento” em cada página do seu site.
Além disso tudo, o Google Analytics te ajuda a tomar decisões com base na análise dos dados. Você pode justificar os gastos em publicidade, descobrir onde deveria estar anunciando e, até mesmo, determinar quais tipos de conteúdo você precisa estar colocando lá. O Google Analytics categoriza os dados em conversões de comportamento de aquisição. Além de simples dados de tráfego, ele te entrega dados sobre:
• Engajamento social;
• Visitantes em tempo real;
• Tecnologia utilizada;
• Fontes de tráfego;
• As páginas mais bem classificadas;
• As palavras-chave mais bem classificadas.
Da perspectiva de Neil Patel, especialista em marketing digital, todos esses dados são importantes para o seu planejamento de marketing digital. O Analytics permite responder questões sobre engajamento social, como:
Quais são as redes sociais que estão direcionando a maior parte do tráfego?
Como esses visitantes estão interagindo com o meu conteúdo?
Qual conteúdo tem o melhor desempenho socialmente?
O próprio Google define essa ferramenta como “planeje as suas campanhas de rede de buscas, obtenha insights de desempenho e veja ideias de palavras-chave”. Não dá para trabalhar com o achômetro, certo? Quem trabalha com marketing digital está mais do que cansado de saber que é preciso calcular todo e qualquer movimento a ser dado. É preciso muita pesquisa e análise de dados, e essa ferramenta te ajuda com isso.
Quando você insere um único termo, a ferramenta fornece milhares de ideias de palavras-chave. E, melhor ainda, cada palavra-chave é acompanhada por dados importantes, como concorrência e o número médio de pesquisas mensais.
Dessa forma, você tem mais assertividade na hora de planejar posts, campanhas e materiais para a sua empresa.
O Google Trends é uma ferramenta de pesquisa online que permite ao usuário ver a frequência com que palavras-chave, assuntos e frases específicas foram consultadas durante determinado período de tempo.
Essa plataforma trabalha analisando uma parte das buscas do Google, para calcular quantas pesquisas foram feitas para os termos inseridos, em relação ao número total de pesquisas feitas no Google ao mesmo tempo. Embora os dados fornecidos pela plataforma sejam atualizados diariamente, o Google inclui um aviso legal que as tendências de dados produzem: “pode conter imprecisões por vários motivos, incluindo problemas de amostragem de dados e uma variedade de aproximações usadas para calcular os resultados”.
Enquanto o Google Trends e o Google Insights permitem que você insira um termo de pesquisa e veja as tendências de busca, o Google Correlate observa o que os pesquisadores querem encontrar relacionado à alguma tendência do mundo real e ver quais os melhores termos de pesquisa combinar essa tendência. Em outras palavras, eles queriam um sistema que fosse como o Google Trends, mas em sentido inverso. O Google Correlate é a resposta, permitindo que você carregue sua própria série de dados e receba uma lista de termos de pesquisa que correspondem à tendência do mundo real.
Primeiramente conhecido como Google Webmaster, essa ferramenta é inteiramente gratuita e serve para ajudar na otimização do seu site e seu conteúdo para pesquisa. No Search Console, você pode monitorar o desempenho do seu site, identificar problemas, enviar conteúdo para o rastreamento, remover o conteúdo que você não deseja indexado e analisar o tráfego, por exemplo, visualizar as consultas de pesquisa que trouxeram os visitantes ao seu site.
Claro, que, isso tudo, acontece de forma pincelada. Não se engane achando que a plataforma vai te oferecer relatórios riquíssimos em dados, mas o que ela entrega já é bom suficiente para montar uma análise de tráfego do seu site.