Levantamento, feito pelo Sebrae, revela ainda o uso de crédito pessoal, cartão e carnê como alternativas mais utilizadas nos empreendimentos
O processo de bancarização entre os donos de pequenos negócios no território da Paraíba tem impulsionado a abertura de contas digitais e a adesão a esta modalidade com mais de um registro já faz parte da realidade de 65% dos empreendedores. É o que revela a segunda edição da “Pesquisa Hábitos de Uso de Produtos Financeiros”, realizada pelo Sebrae. No Brasil, esse percentual representa 62%.
O levantamento indica ainda que 40% dos proprietários de empreendimentos no estado possuem mais de uma conta em bancos tradicionais, enquanto no país esse percentual corresponde ao índice de 46%. Considerando o contexto de avaliação do cenário nacional, a pesquisa também retrata que a adesão às contas digitais é mais adepta entre os microempreendedores individuais (MEIs), com o indicativo de 64%, seguido dos negócios identificados como microempresas (ME), com o percentual de 60% e empresas de pequeno porte (EPP), com o registro de 56%.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Márcia Timótheo, o processo de adesão ocorre principalmente em decorrência do avanço da tecnologia. Outro ponto que também merece destaque é a praticidade de efetuar operações. “O aplicativo do banco no celular é, atualmente, a forma de atendimento amplamente preferida, e é seguido de internet banking. Essa mudança reflete o avanço de tecnologias digitais e a rápida substituição de atendimento presenciais em detrimento de acessos via internet e aplicativos”, disse.
Ainda conforme os dados, com referência ao cenário nacional, empresários que apresentam maior índice de escolaridade e mais jovens são os que possuem, em maior proporção, mais de uma conta bancária, seja em bancos tradicionais, seja em bancos digitais.
Instrumento de crédito – a pesquisa revela ainda informações de como os donos de pequenos negócios no estado se comportam considerando as alternativas de crédito disponíveis no mercado. Conforme os dados, 43% utilizam do crédito pessoal, seguido da opção do cartão de crédito de lojas (40%), carnê (32%), financiamento de veículo (31%) e financiamento de casa (16%).
“Os meios de pagamento têm tudo a ver com flexibilidade, comodidade e acessibilidade. À medida que ocorrem transformações no comportamento do consumidor, os negócios precisam acompanhá-las. Ademais, investir em diferentes meios de pagamento é também uma forma de favorecer a experiência do cliente”, ressalta Márcia Timótheo.
Metodologia – com caráter quantitativo e técnica de entrevistas por telefone, o levantamento ouviu 6.126 donos de pequenos negócios em todo o país, observando o período entre 7 de dezembro de 2022 e 20 de janeiro de 2023. A margem de erro é de 1,25% e o intervalo de confiança é considerado de 95%. No estado da Paraíba, a pesquisa teve uma amostragem de 208 entrevistados.