Quer gerar mais engajamento na sua conta do Instagram? Confira aqui 9 tipos de conteúdo para potencializar sua estratégia e conquistar mais clientes
A não ser que você tenha passado boa parte da última década vivendo em uma caverna isolado da sociedade, você já deve estar cansado de ouvir sobre marketing digital e marketing de conteúdo. Afinal, criar conteúdo de marca para o instagram e outras plataformas sociais já não é novidade para ninguém há muito tempo.
Justamente porque todo mundo faz, para que sua marca se destaque você precisa produzir conteúdo com criatividade e estratégia. Só assim é possível atingir os objetivos do seu planejamento de marketing de conteúdo.
Pensando nisso, elaboramos aqui um guia com 9 tipos de conteúdo para Instagram que geram muito engajamento. A ideia deste post é te inspirar e aguçar sua criatividade, para que você pense em novas maneiras de passar sua mensagem em posts nas redes sociais. Acompanhe!
Este guia vai apresentar alguns formatos de posts que podem ser muito legais e aumentar o seu engajamento. Mas, para que isso aconteça, o conteúdo desses posts tem que ser bem planejado também.
Para isso, você precisa conhecer muito bem as dores e os interesses do público que deseja atingir. Esse é um outro assunto muito extenso, mas aqui vai um pequeno resumo do que você precisa fazer:
– Definir a(s) persona(s) que representa(m) os consumidores da sua marca;
– Visualizar a jornada de compra destas personas;
– Definir conteúdos que abordem dores, dúvidas ou interesses destas personas em cada etapa da jornada de compra.
Com isso em mente, é só “traduzir” esses temas para posts nos formatos destes 9 tipos de conteúdo para instagram que geram muito engajamento.
Leia também: Os pilares do planejamento estratégico para mídias sociais
Parece óbvio, mas, se você quer que sua audiência engaje com o seu post, você precisa pedir isso a ela. É isso que, em “marketês”, nós chamamos de CTA, ou “call to action”. É, literalmente, você chamar a sua audiência para executar uma ação, que, no caso do engajamento, geralmente é curtir, comentar ou compartilhar seu post.
A forma mais clássica de fazer isso é o já batido “curta, comente e compartilhe” no final de um post ou vídeo. Mas você já está cansado de ouvir isso e seu cliente também, aí essa frase acaba “entrando por um ouvido e saindo pelo outro”. Por isso, é necessário pensar em formas mais criativas e menos usuais de convidar a audiência para uma interação.
Uma forma simples de fazer isso é propor uma pergunta ou questionamento em um post. Mas nada de “e aí, curtiu esse post?”. Pense em formas de propor questionamentos criativos, que sejam únicos para o tema daquela postagem.
Também é possível mudar a forma de abordar algum conteúdo para que ele se torne, em si, uma pergunta. Por exemplo, digamos que seu negócio seja um pet shop e você esteja criando um conteúdo sobre a forma correta de dar banho em gatos. Ao invés de dizer apenas “esta é a forma correta de dar banho em um gato” o seu post pode ser “Você já cometeu esse erro?” e seguir dizendo qual é a forma ERRADA de dar banho em um gato.
Outra maneira de gerar engajamento é criar caixas de perguntas, enquetes e quizzes nos stories da sua conta do Instagram. Você pode criar um quiz testando o conhecimento da sua audiência sobre um assunto, por exemplo, e, no final, redirecionar para um post do feed ou reels que você produziu com as respostas.
As enquetes também são ótimas maneiras de conhecer melhor a sua audiência, perguntando aos seus seguidores que tipo de conteúdo eles preferem consumir, por exemplo.
Mas atenção, não basta perguntar! Para que seus seguidores sintam-se à vontade para continuar interagindo com a sua página, é preciso que você responda os comentários e mensagens e interaja de volta com o seu público. Um serviço de SAC 2.0 pode te ajudar com isso!
Esse é outro formato no qual você pode abordar conteúdos sobre o seu negócio e o seu mercado de atuação de maneira mais criativa para gerar mais engajamento. Todo segmento de mercado tem “mitos” e “boatos” que circulam por aí e, com o tempo, você vai perceber que estes mitos são justamente as objeções que seus próprios leads e clientes podem ter em relação ao seu produto ou serviço.
Mantendo o exemplo anterior do nosso pet shop imaginário, pode ser que você perceba que alguns dizeres comuns são que “gatos se limpam sozinhos, não gostam de água e dar banho em gato faz mal ao bichinho”. Aí você pode elaborar um post informativo no formato “mitos e verdades” sobre banhos em gatos, explicando quais dessas afirmações são mito e quais são verdade.
“Surfar” na onda dos assuntos que já estão em alta é uma estratégia sem erro para gerar engajamento nas redes sociais do seu negócio. Afinal, a sua audiência já ouviu falar daquilo e provavelmente já tem alguma opinião ou dúvida sobre o assunto. Logo, estará mais propensa a compartilhar isso com você nos comentários. Se o assunto for um pouco polêmico então, o engajamento é maior ainda.
Apesar de trazer bons resultados, essa estratégia pode ser mais difícil de ser executada. Você precisa ter o timing correto para abordar o tema nos seus posts antes que a onda passe e o assunto se torne obsoleto e saturado para o público.
Além disso, abordar assuntos muito polêmicos pode ser um tiro no pé e até mesmo ser o estopim para uma crise de marca. Portanto, antes de emitir uma opinião, tenha certeza que faz sentido para o posicionamento da sua marca. Uma estratégia mais segura é fazer um post num tom mais informativo, explicando a polêmica, mas sem se posicionar.
Para não perder o timing dos assuntos que estão em alta, é preciso estar sempre a par do que está acontecendo no seu nicho de atuação. Para isso você deve consumir notícias e conteúdos relevantes nas redes sociais sobre o seu nicho de atuação diariamente. Caso você não tenha tempo disponível para isso, pode contar com um serviço de clipping de notícias personalizado, ou com uma agência especializada em produção de conteúdo para a sua marca.
É aqui que você deixa seus clientes falarem por você! Talvez você já até tenha recebido alguns depoimentos espontâneos dos seus clientes por mensagem. A ideia aqui é aproveitar esse depoimento para gerar conteúdo.
Esse tipo de post gera engajamento, pois seus clientes que escreveram o depoimento com certeza vão querer curtir a publicação e interagir. Além disso, ver pessoas compartilhando suas experiências pode ser um gatilho positivo para que outros seguidores compartilhem sua própria opinião também.
Se você tiver dificuldade de conseguir declarações dos seus clientes, uma dica é oferecer algum tipo de recompensa em troca de um de um depoimento. Pode ser um brinde ou um desconto na próxima compra, por exemplo.
Depoimentos também são uma ótima forma de gerar conteúdo em vídeo no Instagram, que é, atualmente, o formato de post que tem mais alcance orgânico na plataforma. Sempre que possível, peça aos clientes para gravarem a declaração e enviarem para você.
Além de serem uma boa estratégia de engajamento, os depoimentos são um tipo de conteúdo para Instagram com alto valor persuasivo e podem ajudar muito a convencer seus leads a virarem clientes.
O tipo de engajamento que mais tem o potencial de trazer pessoas novas para a sua página organicamente é aquele que sua audiência considera “compartilhável”. Normalmente quando nos sentimos compelidos a compartilhar algo é porque nos identificamos com o que está sendo dito na publicação. Ou seja, para criar conteúdos assim, mais do que nunca é preciso saber se colocar no lugar do seu público e gerar identificação com o seu conteúdo.
Alguns tipos de conteúdos compartilháveis são, por exemplo, “memes” e piadas engraçadinhas sobre algum assunto. Voltando ao exemplo do pet shop imaginário, caso você quisesse criar um post banho e tosa que seja mais “compartilhável”, uma boa estratégia seria tornar isso uma piadinha.
Você poderia fazer uma brincadeira, por exemplo, com o comportamento dos bichinhos que chegam ao pet shop, categorizando-os nos “tipos de pet no banho & tosa”: o que adora tomar banho, o que vem ao pet shop só pra brincar com os outros bichinhos, o que odeia todo mundo, etc. Desta forma, o seu cliente pode identificar o comportamento do pet dele no post, achar engraçado e querer compartilhar.
Outra maneira de criar conteúdos compartilháveis é apostar em frases de efeito ou motivacionais que tenham a ver com o seu segmento de atuação. As pessoas tendem a compartilhar posts que falam sobre o que elas acreditam. No caso do pet shop, por exemplo, um post com a frase “lugar de gato é dentro de casa” aborda um tema bastante discutido na comunidade de cuidados animais e tem alta probabilidade de ser compartilhado por pessoas que acreditam que os gatinhos não devem ter acesso à rua. Você só precisa ter cuidado, pois esse tipo de post pode ser gatilho para comentários negativos de quem não concorda com o seu posicionamento.
Uma imagem vale mais que mil palavras. É por isso que muitas vezes um infográfico pode ser uma forma mais inteligente de comunicar alguma coisa para o seu público. Por exemplo, uma estratégia comum de convencimento é apresentar dados e estatísticas sobre um assunto. Ao invés de fazer isso através de texto, você pode criar gráficos criativos que apresentem a informação de forma visual, com fácil compreensão.
Se seu infográfico for criativo o suficiente, pode até acabar se tornando um “conteúdo compartilhável”, trazendo pessoas novas para a sua página.
Seus seguidores vão adorar saber como as coisas são feitas no seu negócio, e isso vale para qualquer segmento. Esse tipo de conteúdo gera engajamento porque as pessoas são naturalmente curiosas e adoram saber como são os processos por trás das marcas que elas consomem.
No caso do nosso pet shop imaginário, você poderia gravar vídeos dos bichinhos recebendo o serviço de banho e tosa. O vídeo poderia ser acelerado e complementado com uma narração explicando como o serviço é feito. Neste conteúdo você conta como funciona o seu trabalho e mostra para todo mundo ver o cuidado e a dedicação que seu negócio tem com o serviço prestado.
Outra possibilidade é fazer vídeos tutoriais relacionados ao seu negócio. O pet shop poderia, por exemplo, mostrar num vídeo como é a forma correta de cortar as unhas de um bichinho. Não, isso não vai fazer você perder clientes. Na realidade, vai mostrar aos seus seguidores que você sabe muito bem o que faz e que, mesmo que ele tente fazer sozinho em casa, você sempre fará melhor.
Datas comemorativas são ótimas maneiras de produzir conteúdo sobre um assunto que está em alta. Algumas datas comemorativas são tão grandes e acabam sendo comuns para todos os tipos de negócio, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, Dia do Consumidor, etc. Algumas podem ser bem específicas para o seu nicho de atuação, e, por isso, é importante fazer uma pesquisa prévia das datas comemorativas para incluir no seu planejamento.
No caso do nosso pet shop, ele não poderia deixar passar em branco datas como o Dia do Pet (14 de março), Dia do Cachorro (26 de agosto), Dia do Gato (17 de fevereiro), Dia do Veterinário (9 de setembro), etc. Outras datas podem parecer não ter muita relação com o seu negócio, mas podem ser usadas para criar algum conteúdo pertinente. O pet shop poderia aproveitar uma data como o Dia da Botânica, por exemplo, para falar sobre plantas que são tóxicas aos bichinhos de estimação.
O ideal é sempre evitar posts clichês e repetitivos, como “Feliz Dia das Mães!”, e buscar criar algum tipo de conteúdo relacionado ao seu nicho de atuação. A data do Dia das Mães, por exemplo, pode ser usada para prestar homenagens mais personalizadas para colaboradoras e clientes ou abordar algum assunto relacionado à maternidade. No caso do pet shop, poderia até fazer uma brincadeira com as “mães de pet”.
Apesar de serem ótimas fontes de inspiração e ideias para conteúdos no Instagram que geram muito engajamento, as datas comemorativas devem ser usadas com moderação. Afinal, a rede social do seu negócio não é um calendário! Escolha as datas que são mais relevantes para o seu nicho de atuação e pense em maneiras diferentes e criativas de abordá-las para engajar os seus seguidores.
Por último, uma ótima forma de criar conteúdo que engaja no Instagram é fazer listas, como esta aqui que você está lendo. As listas funcionam porque o conteúdo estruturado desta forma é mais fácil de acompanhar, mais leve para assimilar e bastante “compartilhável”.
Então, se estiver na dúvida de como estruturar um conteúdo, faça uma lista. Quase todos os conteúdos que sugerimos para o nosso pet shop imaginário ao longo deste post podem ser feitos em formato de lista também, olha só:
– 9 mitos e verdades sobre banho & tosa
– Você já cometeu algum destes 3 erros na hora de dar banho no seu pet?
– 7 tipos de pet no banho & tosa
– 3 tipos de mãe de pet, qual você é?
– 11 plantas que são altamente tóxicas para cães
Notou que a gente só usou números ímpares? Pois é, esse é um gatilho de copywritting. Na hora de elaborar uma lista para um conteúdo digital, sempre que possível escolha um número “inesperado”, como 7, 9, 13 e evite números “redondos” como 5,10 ou 15.
E aí, gostou dessas dicas? Fique de olho no nosso blog e redes sociais para mais dicas de criação de conteúdo para as redes sociais.