O Seminário Desafios do Crescimento reuniu, na última quinta-feira (24), 70 empresários da região dos Campos Gerais e Centro do Estado, no auditório do Sicredi, em Ponta Grossa. O evento, realizado pelo Sebrae/PR, trouxe em sua programação palestras sobre o cenário econômico, tendências de consumo, desafio da jornada empresarial e relatos de empresários que compartilharam o desejo de crescer no mercado.
Presente no evento, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio César Agostini, lembrou que o Sebrae/PR chega de duas formas até os empresários. Uma delas é por meio dos projetos desenvolvidos pela entidade e, a outra, por meio da estratégia de relacionamento. “O Seminário é uma forma de nos relacionarmos com nosso cliente. Esta abordagem é importante pois permite que os pequenos empresários tenham acesso a informações como tendências de mercado e cenário econômico, além realizar networking”, acrescentou, ao frisar a importância das empresas se conectarem.
“Todas as empresas que estão aqui têm uma história de sucesso. Se tivermos um processo de aprendizado com as melhores práticas, com certeza estamos investindo na oportunidade de crescimento desses pequenos negócios”, frisou Agostini. Outras cidades como Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Pato Branco também fizeram parte do circuito do evento. Neste ano, mais uma edição está prevista para Ponta Grossa, além de uma etapa estadual, em Curitiba, no final de 2018.
O gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, comentou que a programação do Seminário foi pensada nas empresas que estão em fase de planejamento e estruturação para crescer, e que o salto de micro e pequeno porte para uma grande empresa é possível de forma planejada, consciente e organizada. “O Seminário foi uma oportunidade para que os empresários fizessem sinapses, conversassem e trocassem experiências. Juntos, é possível encontrar um caminho para a inovação”, afirmou.
O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios Empresariais do Sebrae/PR, César Rissete, palestrou sobre o tema “Cenário Econômico”. Em sua apresentação, ele falou que é preciso analisar o cenário externo à empresa, o que pode ser um facilitador ou complicacor diante das estratégias traçadas. “O Brasil vem com uma história de deterioração econômica, entra em um processo de recuperação – aquém do esperado-, mas com diversos fatores que podem interferir nos negócios e ajudá-los a crescer. Por exemplo, a queda de juros, que ainda vai chegar ao consumidor; a redução da inadimplência, a recuperação ainda que tímida do mercado de trabalho; e a inflação controlada, que faz com que as pessoas voltem a consumir”, contextualizou.
Na sequência, a consultora da Euromonitor International, Lilian Krohn, e o coordenador estadual do programa de Alto Potencial do Sebrae/PR, Emerson Cechin, falaram sobre “Setores em crescimento e megatendências de consumo”. Lilian Krohn apresentou as quatro megatendências que estão em destaque na atualidade e que refletem o comportamento do consumidor no mundo. “Megatendências são os novos comportamentos do consumidor e que, para sobreviver, os empresários precisam se adaptar a elas, pois afetam todas áreas das empresas, os produtos e os modelos de negócios”, explicou.
Para ela, existe oportunidade de mercado sobretudo para aqueles negócios que estão relacionados à vida saudável para o consumidor, compras reinventadas com o relacionamento contínuo com o cliente, empresas atentas ao recuo da classe média, promoções e qualidade, e aumento da experiência favorecendo o contato com novidades. Identificadas as megatendências, a consultora sugere pensar como elas podem impactar nos negócios e, por sequência, identificar as oportunidades.
A programação foi encerrada por João Kepler Braga, especialista em empreendedorismo, startups, marketing e vendas. Com o tema “Desafios da Jornada Empresarial”, o palestrante mostrou exemplos práticos de empresas que estão antenadas a seus clientes. “O empresário tem que resolver sempre o problema do cliente, buscar a inovação fazendo diferente do que todo mundo faz, buscar um bom time e muitas informações”, pontuou.
A empresária Milene Ines Trierweiler Germiniani, de Ponta Grossa, participou do Seminário Desafios do Crescimento. “Foi engrandecedor prestigiar um evento que nos oportunizou ouvir profissionais experientes e com muito conteúdo estratégico”, considerou. Para ela, muitas das dicas e informações repassadas podem ser aplicadas no empreendimento, como a liderança e o estar de olho nos anseios dos clientes.
Troca de experiências
“A empresa é do tamanho que a gente deixa ela ter”. Esta é a opinião do empresário Maurício dos Santos, de Ponta Grossa, que compartilhou a história de crescimento da sua empresa no Seminário Desafios do Crescimento. Em sua apresentação, ele citou os seis principais momentos da empresa, com destaque para 2012, período que começou a se relacionar com o Sebrae/PR, e que viabilizou, segundo ele, uma fase de crescimento acelerado do empreendimento, que quadriplicou de tamanho em cinco anos.
“É importante que o empresário não tenha preconceito, abra a cabeça para ideias e fatores novos e busque conhecimento, seja por meio de certificações de qualidade ou de consultorias. Mas é preciso estar atento porque a consultoria não faz nada por você, é preciso arregaçar as mangas e engajar toda a equipe no propósito estipulado”, frisou.