A SantéMed, startup de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foi finalista no desafio Sebrae Like a Doctor – Soluções de tecnologia voltadas para a saúde, realizado em São Paulo, nos dias 23 e 24 de maio, durante a Hospitalar (Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios).
Organizado pelo Sebrae Nacional, o desafio teve a participação de 18 startups brasileiras especializadas em soluções para a área da saúde. A disputa aconteceu durante dois dias e a banca avaliadora contou com investidores, médicos e empresários que avaliaram os modelos de negócio.
“A área da saúde é um mercado complexo e, com o apoio do Sebrae/PR, somos motivados a trabalhar cada vez mais para criar e aprimorar soluções para gestão de clínicas e hospitais”, diz o CEO do Santémed, Anderson Andrade.
Anderson destaca que além da participação no desafio, a SantéMed também teve um estande na feira, o que permitiu intensificar a interação com o público-alvo. “Recebemos clientes, apresentamos nosso produto, fechamos novos contratos e expandimos nossa área de atuação. Já ultrapassamos 250 usuários no Brasil e, em breve, pretendemos entrar no mercado externo, especificamente na Europa onde iniciamos nosso relacionamento e estratégias de negócios”, conta, ao revelar que está em fase de finalização a conversão do produto para a língua inglesa.
O projeto de desenvolvimento do SantéMed foi iniciado em 2015, após os empreendedores identificarem a carência de soluções para melhorar processos de gestão e atendimentos clínicos. A empresa oferece uma solução de gestão para consultórios e clínicas, com agenda eletrônica integrada ao prontuário eletrônico, além de módulo financeiro completo. A solução é também a primeira plataforma do Brasil com tecnologia exclusiva para integração entre geração e conferência automática de guias de pagamento por convênios, as chamadas TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar).
Em março de 2017, a startup entrou no mercado, após mentorias e investimentos, gerando seus primeiros contratos. No mesmo período, a startup participou do Programa Startup PR do Sebrae, fase de tração, junto com outras 12 selecionadas no Estado; e também do InovAtiva Brasil, programa de aceleração em larga escala para negócios inovadores, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Sebrae, com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).
Visibilidade
Para a consultora do Sebrae/PR, Thaíse Amaral Orita, a participação da startup Santémed, na Feira Hospitalar, e no Sebrae Like a Doctor dá ainda mais visibilidade para o Paraná e para a região dos Campos Gerais. “É o segundo ano consecutivo que a Santémed participa da Hospitalar. Desta vez, com um estande dentro da feira, o que possibilitou apresentar o modelo de negócio para investidores e potenciais clientes. É uma forma de investir em relacionamento, já que o networking é fundamental para as startups. No mesmo sentido, o desafio Like a Doctor foi uma grande oportunidade, que deu ainda mais visibilidade para a startup diante de um público seleto do setor da saúde”.
A consultora destaca o apoio que o Sebrae/PR oferece às startups. “A SantéMed é uma startup que acompanhamos há dois anos, que participou do nosso programa de tração e que está mostrando ao setor seus diferenciais e se destacando. Isso para nós é motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo no suporte aos modelos de negócio que têm em sua base a inovação”, analisa Thaise.