A parceria entre o Sebrae/PR e os municípios, com o programa Cidade Empreendedora, prevê a implantação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Na Regional Sul, que compreende 51 cidades do sul e sudoeste do Estado, 21 aderiram ao programa. No dia 27 de abril, em Curitiba, na divulgação do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, sete desses municípios foram homenageados por alcançar 100% das escolas com o JEPP.
Os municípios de São Mateus do Sul e Bituruna, no sul, e Palmas, Chopinzinho, Barracão, Bom Jesus do Sul e São Jorge D’Oeste, no sudoeste do Estado, receberam certificados do Sebrae/PR, em reconhecimento aos programas de educação empreendedora implantados.
O consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, explica que os municípios alcançaram todos os alunos da rede municipal, no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), totalizando 7.650 crianças.
“A aplicação do JEPP nas escolas é uma demonstração de que os municípios fizeram aposta estratégica em Educação, e isso terá reflexo futuro, inevitavelmente. O Sebrae/PR tem a convicção de que o trabalho na educação empreendedora, em todos os níveis, é um trabalho silencioso, porém transformador”, reflete Elizandro.
Em Chopinzinho, o JEPP foi implantado em 2017 e alcança 824 alunos do Ensino Fundamental I. O prefeito Álvaro Dênis Scolaro acredita que o futuro do município pode ser melhor com a formação que está começando agora.
“O projeto do JEPP é sumamente importante na formação dos jovens, principalmente por desenvolver características empreendedoras neles. Com as ações, vamos conseguir mudar a história do município, capacitando e mostrando aos estudantes que
não é apenas a questão empresarial, mas que as atitudes empreendedoras fazem diferença para a vida”, atesta Scolaro.
No sul do Estado, Bituruna começou a desenvolver o JEPP mais tarde do que os outros municípios, em agosto do ano passado. Mas, os resultados vieram rapidamente junto aos 1.600 alunos da rede municipal.
“Abraçamos a causa. Nossa equipe trabalhou muito para fazer o projeto acontecer. É possível perceber a mudança de pensamento das nossas crianças. Estamos criando futuros empreendedores e conseguindo maior envolvimento dos pais. Um dos resultados foi trazer as famílias para perto da escola”, comemora Niucelene Isoton, secretária de Educação e Cultura de Bituruna.
Na fronteira do Estado, Bom Jesus do Sul já têm um histórico de educação empreendedora desde 2010. O JEPP teve início em 2013 e atualmente compreende 289 alunos do 1º ao 5º anos da rede municipal.
“O empreendedorismo é uma disciplina que faz parte da nossa proposta pedagógica. Nossos índices melhoraram bastante, com a implantação do tempo integral e também com a parceria com o Sebrae/PR. Buscamos educação de qualidade, também pensando no desenvolvimento do espírito empreendedor. O JEPP dá o suporte para o tema ser trabalhado com nossas crianças”, detalha Clauderi Farias, secretário de Educação de Bom Jesus do Sul.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br