Próximo passo é montar um plano de compras para a cidade e treinar empresários locais para participar das licitações

 

Um grupo de funcionários da Prefeitura de Alvorada do Sul, no norte do Paraná, concluiu, na última sexta-feira (13), a capacitação em Compras Públicas promovida pelo Sebrae/PR. Agora, a entidade vai auxiliar os servidores na elaboração de um plano de compras para o município. Na sequência, microempreendedores individuais, micros e pequenos empresários poderão participar de capacitação para negociar com órgãos públicos. O objetivo é fazer com que os recursos de secretarias e autarquias na aquisição bens, produtos e serviços, fiquem na cidade.

 

O consultor e gestor do projeto Compras Públicas do Sebrae/PR, Sérgio Ozório, diz que os pequenos municípios sofrem com a evasão de recursos porque a maioria dos fornecedores são de fora e há pouca participação de empresas locais em licitações. O programa visa despertar nos pequenos empresários a oportunidade para esse mercado.

 

“Temos um estudo que aponta que os recursos giram sete vezes dentro da cidade antes de ir embora. Quando empresas locais vencem as licitações, acontece esse movimento na economia”, afirma. Participaram da capacitação os servidores que atuam no setor de licitações e um representante de cada secretaria do município. A ação partiu do trabalho realizado pelo Comitê Gestor da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas de Alvorada do Sul.

 

Entre os pontos que serão trabalhados com os empresários está a pontualidade nos pagamentos pela prefeitura. O atraso ou o não pagamento é uma das principais preocupações quando o assunto é vender para órgãos públicos. Outra questão é a complexidade de um processo de licitação. O programa prevê o suporte no levantamento da documentação para a participação nos certames.

 

O agente de desenvolvimento de Alvorada do Sul e secretário municipal do Meio Ambiente, Ever Donizete Dugolin, informa que a prefeitura criou um raio de compras, que limita o alcance de fornecedores para a cidade e região e beneficia as empresas locais nos processos licitatórios. “Quase todas as compras, hoje, já são realizadas com microempresas”, conta.

 

O chefe de gabinete e secretário de administração de Alvorada do Sul, André Luiz Debiasio, diz que, após a implantação do raio de compras, a prefeitura identificou que MPEs e MEIs, com potencial de venda para o município, não participavam das licitações por falta de conhecimento e experiência. Por isso, foram propostas as capacitações com servidores e, posteriormente, empresários. Segundo Debiasio, a cidade gesta, em média, R$ 14 milhões em compras por ano. “A ideia é que até 90% desse dinheiro fique no município”, aponta. Em 2017, apenas 40% desse valor permanecia em Alvorada do Sul. “Hoje, já são 60%”, conta.

 

Empreendedor do ramo de materiais hospitalares, Antonio Caros Pagini Correa, fornece produtos para a prefeitura desde 2003. Ele mora em Bela Vista do Paraíso, mas decidiu instalar o negócio em Alvorada do Sul graças aos incentivos que recebeu. “Essa já é a terceira gestão que eu trabalho e nunca tive problemas de recebimento ou atendimento”, garante. Segundo Correa, as vendas para a prefeitura representam boa parte do faturamento e possibilitaram a geração de mais empregos. “A previsão inicial era ter até 12 funcionários. Mas, hoje, já estou com 32”, conta.

 

O incentivo para a participação de micros e pequenas empresas nas compras públicas é fundamental, na avaliação do empresário. “A microempresa não consegue ‘brigar’ de igual para igual com a grande, que possui uma condição diferente de compra. Se, na hora de vender, a pequena não tiver uma condição de igualdade, fica fora do mercado”, argumenta. Graças à experiência de venda para a Prefeitura de Alvorada do Sul, Correa montou uma equipe só para atuar nas licitações e expandiu as vendas da empresa para todo o Paraná, São Paulo e Espírito Santo.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

 

 

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