Evento inédito reuniu os principais representantes do trade turístico e empreendedores digitais da cidade para discutir os desafios do setor
Pela primeira vez representantes do trade turístico de Londrina se reuniram, informalmente, com empreendedores digitais e startups para discutir os principais desafios e as oportunidades de inovação na área. O primeiro meetup ligado ao setor foi realizado na noite desta quinta-feira (9), no Boussolé Gastrobar, que fica no Aurora Shopping, pelo Núcleo de Turismo de Londrina, com apoio da comunidade RedFoot e Sebrae/PR.
Na oportunidade, a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Maitê Uhlmann, apresentou os números de uma pesquisa inédita, encomendada pelo Sebrae/PR, sobre o perfil do hóspede em Londrina. Ela destacou que a cidade é referência quando o assunto é turismo de negócios e eventos e que esse tipo de turista gasta até três vezes mais e ainda pede nota fiscal, o que aumenta a arrecadação de impostos no município. O tempo médio de permanência dos turistas na cidade é de três dias.
Outros números chamam a atenção, como o fato de 74% dos hóspedes pesquisados já ter visitado Londrina mais de uma vez. “Esse é um forte indicador de que a cidade recebe bem”, avalia. Mais pontos positivos foram revelados na pesquisa, como os tickets médio para hospedagem, de R$ 138, alimentação, R$ 94, e transporte, R$ 77, considerados atrativos por quem visita o município. O grande desafio, segundo ela, é aumentar a permanência do turista na cidade. “A pesquisa mostrou que 85% das pessoas nos visitam durante a semana”, apontou.
Para Maitê, é preciso fomentar o turismo regional para aumentar a permanência dos hóspedes em Londrina. Ela lembrou que o turismo movimenta outros 50 setores da economia, direta e indiretamente. “Quanto mais eventos oferecemos, mais renda e emprego são gerados, o que aumenta a qualidade de vida para a nossa população”, argumentou. Entre alguns desafios a serem superados estão a falta de ferramentas online e de orientação para turistas, promoção e atualização de pontos turísticos, informações georreferenciadas dos atrativos, novas tecnologias de mobilidade urbana, soluções inteligentes para turismo rural e roteiros gastronômicos, entre outros.
A consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, lembrou que várias startups que hoje se tornaram negócios milionários atuam no turismo, como a 99, Uber, Booking, MaxMilhas, TripAdvisor. Por isso é importante essa aproximação do trade turístico de Londrina da tecnologia e inovação. “Os empresários que já atuam na área devem aproveitar as tecnologias existentes para melhorar seus produtos e serviços e as startups têm a chance de olhar os desafios do setor como grandes oportunidades de negócios”, afirmou.
Durante o encontro, os empresários tiveram a oportunidade de se apresentar e levar sugestões de melhorias para o setor. Proprietário de uma empresa de desenvolvimento de softwares e diretor do Founder Institute de Londrina e Maringá, Edivaldo Marcelo dos Santos, disse que o evento foi interessante, pois revelou o potencial do setor de turismo para a inovação. Para ele, falta à Londrina uma ferramenta mais eficiente para a divulgação dos eventos da cidade. “Às vezes, nem nós, londrinenses, ficamos sabendo de tudo o que acontece”, apontou. E a tecnologia pode ajudar a sanar esse problema.
O diretor de Relações Institucionais da Faculdade Positivo Londrina, Paulo Sérgio Gusmann, disse que a universidade será parceria no enfrentamento dos desafios. A instituição oferece cursos nas áreas de gastronomia e tecnologia e atua no desenvolvimento de aplicativos, além de realizar pesquisas. Na avaliação de Gusmann, o londrinense sabe como receber bem os turistas e estes, em sua grande maioria, gostam da cidade. “Claro que existem melhorias para serem feitas e estamos felizes de poder contribuir com elas”, disse.
O primeiro Meetup de Turismo foi realizado pelo Núcleo de Turismo de Londrina e RedFoot, com apoio do Sebrae/PR, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Norte do PR (Abrasel), Prefeitura de Londrina, Codel, Conselho Municipal de Turismo de Londrina (ComTur), Londrina Convention Bureau, Baixa Experimenta e Boussolé Gastrobar.
Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br