No dia 16 de julho, o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift) divulgou a lista com os projetos aprovados em sua primeira edição. Entre os 16 selecionados está o Proagro Fácil, da Softfocus, empresa de Pato Branco, no sudoeste do Estado. Desde o dia 30 de julho, as empresas estão passando por um período de incubação virtual, que deverá durar 90 dias. O Lift é uma iniciativa da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), coordenada pelo Banco Central do Brasil (BC) e apoiada por empresas de tecnologia como IBM, Microsoft e Oracle.

O diretor executivo da Softfocus, Alessandro Graczyk Moraes, explica que o projeto da empresa tem como foco a gestão do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), espécie de seguro rural que segue normas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

“Nossa solução visa ajudar as instituições financeiras que atuam no agronegócio a operacionalizar o seguro, que normalmente está incluído nos financiamentos. Todo o processo é complexo e com muitas características técnicas. Percebemos que os bancos e as cooperativas de crédito têm dificuldade em implementar, em função da quantidade de normativas”, detalha.

Alessandro Moraes relata que o Proagro Fácil é um módulo isolado, que pode ser utilizado por qualquer instituição financeira, independentemente do sistema de gestão.

“É um software simples de operar e que tem diferenciais como a facilidade de aplicação das normativas, a centralização de documentos e notas fiscais (com as respectivas validações) e o sensoriamento remoto (análise por imagens de satélite)”, esclarece.

Nos três meses de incubação virtual no Lift, a Softfocus receberá consultorias proporcionadas pelo BC e empresas parceiras para validar o projeto, ou seja, comprovar que a solução é eficaz e pode atender a qualquer instituição financeira.

A inclusão no Lift é a conquista mais recente da Softfocus. “Em 2015, fomos selecionados para o programa Promessas, da Endeavor Brasil; 2016, para o Inovativa Brasil; e no ano passado, para o programa de empresas de Alto Potencial do Sebrae/PR”, lista Alessandro.

“A Softfocus é cliente do Sebrae/PR há bastante tempo e faz parte do público-alvo dos projetos de Tecnologia da Informação, de Startups e do Alto Potencial, com propostas distintas. Eles estão sempre presentes em todas as capacitações e têm aproveitado os conhecimentos obtidos para inovar e crescer”, observa o consultor Elizandro Ferreira, da Regional Sul do Sebrae/PR.

Laboratório
O Lift é um laboratório virtual que viabiliza e promove protótipos de soluções inovadoras com foco na modernização do Sistema Financeiro Nacional (SFN). É configurado como um ambiente colaborativo virtual para submissão de projetos a partir de uma lista de temas e de tecnologias fornecida pela coordenação do comitê de gestão e as tecnologias pelos diferentes provedores que subscrevem a iniciativa.

Os projetos precisam estar relacionados a um dos quatro temas da Agenda BC+: Mais cidadania financeira; Legislação mais moderna; Sistema Financeiro Nacional mais eficiente; e Crédito mais barato.

Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais