Para uma empresa alcançar o sucesso é necessário profissionais qualificados e motivados em suas respectivas funções. Pode até parecer óbvio, porém colaboradores satisfeitos são mais propícios a alcançar metas com maior facilidade e rapidez. Escolher bons perfis e adequá-los conforme suas competências na equipe irá desenvolvê-los tanto no aspecto interpessoal quanto no profissional.

    Cada pessoa possui uma formação específica, habilidades e personalidades que, de uma forma ou de outra, se encaixam aos diversos cargos. Nesse texto, vamos detalhar quais são esses quatro tipos de profissionais que são essenciais para ter na equipe de trabalho, independentemente do ramo que a sua empresa atue. Assim, você irá entender como compor seu ambiente corporativo conforme o perfil comportamental da equipe. Vamos lá?

Executor

Precisa de um profissional determinado e proativo na sua empresa? O executor é o perfil ideal! Ele possui uma grande força de vontade ao realizar suas tarefas e tende a ser bastante competitivo, sempre focado em resultados. A convivência pode ser mais difícil, já que uma de suas características é dominar qualquer situação, resolvendo os problemas e os desafios do seu próprio jeito. Por isso, há grandes possibilidades de conflitos com outras personalidades. No entanto, as qualidades são muitas, como determinação, otimismo e coragem de dar a cara a bater. Os executores também são autoconfiantes, extremamente determinados em suas atividades e líderes natos. Motivados por desafios e obstáculos, a resolução de crises é buscada com mais dedicação.

Comunicador

O perfil comunicador busca ter um bom relacionamento com todos os funcionários da empresa, principalmente com pessoas novas. Sabe ser persuasivo, ativo, falante e tem preferência em trabalhar em grupos. Como profissional, demonstra confiança e busca dominar com perfeição suas tarefas. A pessoa que possui essas características tem como necessidades principais ser reconhecido e aceito socialmente e, principalmente, construir a sua reputação e alcançar o tão sonhado prestígio no ambiente de trabalho.

Planejador

Tranquilidade, autocontrole e estabilidade: essas são as principais qualidades dos planejadores. Preferem rotinas a dias agitados e se sentem mais confortáveis quando seguem regras e normas. Por transmitirem calma, eles são de fácil convivência, mesmo com a tendência de serem reservados. Além de observadores natos, buscam sempre a forma mais eficiente e rápida de realizar suas tarefas. Outra característica desse perfil é o receio em magoar os outros, então, em muitos casos, acaba preferindo não exteriorizar suas opiniões para evitar conflitos ou possíveis discussões.

Analista

Metódicos e perfeccionistas, os analistas são sempre atentos aos detalhes e quase nunca deixam um erro passar despercebido. Possuem dificuldades em lidar com pressão e, quando precisam encarar uma situação assim, costumam abandonar a tarefa com facilidade. Equipes que exigem muita precisão e habilidades específicas necessitam desse perfil, porém é necessário ter, pelo menos, outro estilo para comandar. Isso porque profissionais analistas costumam perder tempo sendo meticulosos com coisas desnecessárias, além de terem dificuldades para tomar decisões.

Identificou-se com algum dos perfis? Saber estimular cada competência é um diferencial para se ter um time de alta performance. A Savannah oferece duas soluções  para auxiliar as empresas a manterem um quadro de profissionais equilibrado. Uma delas é a consultoria para equipes de comunicação, na qual um dos objetivos é orientar os coordenadores a identificar o perfil e as habilidades no seu time e, ao mesmo tempo, auxiliar na organização de processos. Já a outra ferramenta são os treinamentos corporativos, em que trabalhamos o desenvolvimento de habilidades como empatia, autoconhecimento e virtudes gerais de cada indivíduo.

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