Um grupo de 40 empresários da Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG) participou do workshop ‘Conceitos Disney para Excelência em Atendimentos e Serviços’, promovido pelo Sebrae/PR, nestas terça-feira (14) e quarta-feira (15), em Ponta Grossa. Durante 12 horas, a consultora e instrutora, Jacqueline Gomes, apresentou os princípios, práticas e padrões que a maior empresa de entretenimento do mundo utiliza para gerar valor ao seu negócio através da excelência em servir, atender e liderar.
O objetivo do workshop foi de gerar a reflexão dos participantes sobre os serviços que oferecem; despertar, através da forma de fazer da Disney, um jeito próprio de encantar clientes; potencializar os processos de atendimentos nas empresas e aumentar a fidelização dos clientes.
Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a realização de um curso avançado voltado para o atendimento ao cliente era uma das demandas da RGCG. “Com relação às boas práticas adotadas pela Disney, eles puderam notar que é possível colocar muitas ações em prática no que diz respeito à experiência do cliente. É possível sim replicar o modelo da Disney, com aplicação de métodos padronizados e sistematizados, dentro de qualquer negócio”, diz a consultora.
O empresário José Schell Junior, proprietário da Empório da Pizza, em Ponta Grossa, acredita que é preciso pensar grande. “Técnicas de gestão valem para todas as empresas, independentemente do porte. Muitas das iniciativas adotadas pela Disney podem ser implementadas pelos pequenos negócios”, considera.
Para o empresário Herus Schultz, que está à frente de sua cervejaria, o workshop trabalhou os sonhos dos empreendedores, mostrando que é possível tornar realidade o que muitos consideram impossível. “O meu sonho como empreendedor é agregar valor à minha marca, não só com o produto cerveja, mas com clientes usando bonés, camisetas, entre outros produtos, com a marca Schultz. Certamente, o workshop nos dá um ânimo e coragem para os desafios”, diz.
A secretária da RGCG, Denise Miara, empresária da Brioche Padaria, conta que o workshop, com foco no atendimento ao cliente, só foi possível graças à parceria com o Sebrae/PR. “Nosso objetivo é consolidar Ponta Grossa e Campos Gerais como destino gastronômico. Para que isso seja possível, é necessário que todos melhorem as experiências ofertadas a seus clientes”, reforça. Como empreendedora do ramo da panificação, Denise acredita que a padronização de processos pode trazer bons resultados para empresa. “Precisamos potencializar isso e formalizar alguns processos. No workshop vimos que dá resultado”, considera.