Empresários da cidade de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, que participaram do Programa Gestão de Qualidade (PGQ), do Sebrae/PR, tornaram seus negócios mais organizados e conseguiram padronizar ações, corrigir erros e melhorar resultados. O PGQ terá nova edição em Ponta Grossa e podem participar empresas de micro, pequeno e médio porte, já estabilizadas no mercado.
A diretora executiva do Hotel Comfort Luds, Debora Luds, participou do PGQ em 2017, logo que o empreendimento começou a operar em Ponta Grossa. “Fazíamos muitas coisas sem que fossem registradas no papel. O programa nos auxiliou na padronização de processos, no treinamento dos colaboradores e no controle da gestão”, conta a empresária.
Segundo ela, por meio do apoio e orientação dos consultores, foram formalizados processos que refletiram na qualidade. “Conseguimos implantar, gradativamente, muito do aprendizado e obter o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, que reconhece as empresas que investem em gestão e qualidade”, comemora.
O empresário João Bulek, sócio proprietário da Bulek Contabilidade, de Ponta Grossa, conta que a intenção, ao participar do PGQ em 2015, era de buscar uma visão externa da empresa e melhorar a gestão e estratégias. “Já atuávamos há alguns anos no mercado e tínhamos algumas técnicas de gestão aplicadas, mas buscávamos avançar mais”, diz, ao citar que queriam mapear o escritório, com a análise de processos internos, de qualidade do serviço prestado, entre outros. “Num segundo momento, fizemos um trabalho mais específico, no qual obtivemos um crescimento de 10% no número de clientes”, completa.
As vagas para participar da nova turma do Programa são limitadas a 12 participantes, com o limite de duas pessoas por empresa. A inscrição pode ser feita durante o mês de junho através do telefone (42) 3228-2506, com Joslaine. Serão 80 horas de capacitação, com intervalo quinzenal entre cada encontro, além de 34 horas de consultorias em cada empresa participante.
A solução é dividida em cinco módulos, com a apresentação da Solução Sebrae Mais Gestão da Qualidade, com o papel do empresário, pessoas chave e equipes de apoio, papeis do Sebrae e do educador para o sucesso da implementação da solução. Também é realizado diagnóstico da situação das empresas em relação aos fundamentos da excelência, além da implantação da filosofia do 5S e do método do D-Olho (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), entre outros módulos.
“Trata-se de um programa com enfoque para aqueles empresários que se percebem com potencial para melhoria nos processos. É um momento de analisar todos os gargalos que a empresa possui, tendo um olhar coerente com perspectivas de ajustes que, ao final, proporcionam resultados incríveis”, reforça a consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso da Costa.
Os encontros acontecerão no escritório do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, que fica na rua Lauro Cunha Fortes, 450, em Uvaranas, das 19 horas às 23 horas. O primeiro módulo será no dia 15 de julho.