Você sabia que os brasileiros passam, em média, 3h39 por dia em aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp? Os dados são da empresa de pesquisa de mercado GlobalWebIndex, que analisou o cenário das redes sociais em 2018. Na pesquisa, o Brasil está em segundo no ranking de tempo gasto nas comunidades virtuais, perdendo somente para as Filipinas.

 Este cenário ainda tende a crescer. No último ano, por exemplo, de acordo com o relatório Digital in 2018, do site We Are Social, 8 milhões de novos usuários brasileiros estavam nas redes sociais. Um aumento de 7% em relação ao período anterior. Embora o Facebook seja a plataforma mais conhecida, não é a única que pode ser explorada a fim de trazer resultados para a sua empresa. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada rede?

 

Instagram

 Mais de um bilhão de contas estão ativas todos os meses no Instagram, em todo o mundo. Se você está se perguntando qual a importância desses dados para sua empresa, simples: 80% das contas pessoais seguem um perfil comercial.

Por meio do Instagram, o público descobre itens de seu interesse, conecta-se com as marcas e inicia seu processo de desejo de compra. Por isso, o aplicativo tem ótimo nível de engajamento e sua importância é inegável.

Com a opção de perfil comercial, disponibilizada em junho de 2016, é possível criar campanhas no Gerenciador de Anúncios na plataforma do Facebook e divulgar sua marca e produtos.

 

Facebook

 A mais conhecida entre as redes sociais conecta cerca de dois bilhões de pessoas mensalmente. No Facebook, o público interage, contata amigos e familiares, mas não apenas isso: as pessoas também descobrem itens importantes e relevantes para elas. Por esse motivo, o Facebook é o ambiente ideal para as empresas anunciarem seus produtos e serviços.

Por meio do Gerenciador de Anúncios, é possível criar campanhas com objetivos específicos, orçamento e público definido e obter resultados expressivos para o crescimento da marca.

Os formatos de anúncio do Facebook foram desenvolvidos para chamar a atenção do público e incentivar ações, bem como gerar leads (pessoas interessadas por seu produto ou serviço). São flexíveis, funcionam em vários dispositivos e são criados para ajudar a alcançar metas, como aumentar a visibilidade da marca, serviços ou produtos da sua empresa.

Além disso, o Facebook é fundamental para a interação e comunicação entre marca e cliente. Ao utilizar o SAC 2.0 na rede, aproximamos a marca dos consumidores. Definimos e desenvolvemos a linguagem utilizada pela marca, interagimos com o público por meio de respostas atenciosas, personalizadas e eficientes que surpreendem pelo contato próximo e humano. Afinal, não basta publicar os anúncios e deixar quem interage sem respostas, né? É importante demonstrar que a página é viva e que, por meio da rede social, o cliente pode obter as informações que busca.

 

 Twitter

 Conhecido por seus caracteres limitados, o Twitter tem cerca de 330 milhões de usuários e pode ser uma ótima estratégia para empresas. Mas, é importante frisar que: ao escolher a qual rede social uma marca irá adentrar, é importante levar em conta o público, ou seja, a marca deve estar onde seu público está.

O Twitter é veloz. Nele, os usuários compartilham opiniões, notícias e momentos, em poucos caracteres. Por isso, a marca que escolher integrar a rede precisa garantir constância em sua participação, ou as postagens irão desaparecer em meio à avalanche de tweets.

Se a estratégia definida considerar o Twitter conveniente para a marca, cabem as seguintes atitudes: 1) atentar-se aos Trending Topics: por lá, é possível conferir quais são os assuntos do momento dentro da rede; 2) usar hashtags: assim fica mais fácil o tweet ser encontrado e comentando por outras pessoas; 3) monitorar e interagir: ao interagir com pessoas famosas e monitorar as menções na rede, a marca ganha visibilidade e relevância.

 

LinkedIn

 Quando lançado, em 2003, o maior objetivo do LinkedIn era aumentar o networking profissional, o que continua sendo o diferencial dessa rede social. Diferente do Facebook, Instagram e Twitter, essa plataforma é primordialmente voltada ao business, sendo ideal para publicar artigos, divulgar a empresa e recrutar funcionários. Lá, também é possível atrair e interagir com os usuários.

Com aproximadamente 500 milhões de cadastros em todo o mundo, no LinkedIn encontram-se perfis empresariais dos mais diversos ramos e segmentos e internautas com conta pessoal. Nessa rede social, as postagens devem assumir um tom profissional, informativo e relevante para o público da rede, como artigos sobre o mundo dos negócios, por exemplo.

 

Youtube

 O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de conteúdos audiovisuais, criada em 2005 nos Estados Unidos. Embora não seja considerado uma rede social, lá, as pessoas assistem, pesquisam e seguem produtores de conteúdo relacionados a assuntos de seu interesse. No YouTube, as pessoas podem comentar os vídeos e interagir tanto com o autor como com outras pessoas que assistiram ao mesmo conteúdo.

Atualmente, 1,5 bilhão de usuários acessam suas contas no YouTube todos os meses e passam mais de uma hora por dia assistindo a vídeos em dispositivos móveis.

Para as empresas, a plataforma pode ser utilizada para divulgação da marca, seja por vídeos institucionais ou cobertura de eventos, por exemplo. Além disso, com a criação do canal, os vídeos podem ser compartilhados em outras redes sociais e incorporados em publicadores de blogs e sites. Também é possível anunciar na plataforma e alcançar as pessoas mais propensas a ter interesse no que a marca tem a oferecer.

 

Independente da rede social, apenas criar páginas e impulsionar posts sem conhecimento não vai trazer resultados imediatos. Ao contratar os serviços da Savannah, o nosso time de Estratégias Digitais irá definir e desenvolver o planejamento ideal para que, juntos, possamos fazer a sua marca e seus produtos se tornarem ainda mais conhecidos pelo público nas redes sociais. Então, venha falar com a gente! 😉

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