Iniciativa quer incentivar os pequenos negócios a participarem de compras públicas, promovendo o desenvolvimento dos municípios

Nesta terça-feira (23), foi realizado o lançamento do Escritório de Compras Públicas – Territorial Cantuquiriguaçu. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Sebrae/PR, Fecomércio PR, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, Cacicopar, associações comerciais e industriais do território, sindicatos e Caciopar, tem como objetivo integrar as micro e pequenas empresas da região da Cantuquiriguaçu aos processos licitatórios de órgãos públicos.

Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, o escritório é uma estrutura que irá apoiar potenciais fornecedores, atuando como um mediador entre o mercado de compras públicas e o cadastro dos empresários.

“O escritório de compras materializa um processo que vem sendo trabalhado há muitos anos por muitos parceiros. Enxergamos o escritório como uma ferramenta de desenvolvimento no território da Cantuquiriguaçu. Estamos preparados e dispostos para oferecer consultorias, orientações e cursos dentro dessa nova estrutura que foi montada em Laranjeiras”, destaca Stein.

O escritório vai cadastrar empresas fornecedoras junto ao portal Compras Paraná, que agrega editais das entidades públicas, reunindo em um só lugar as licitações da região. Uma ação que, segundo o secretário de Fazenda do município de Laranjeiras do Sul, Guaraci Pacheco, vai potencializar a economia do território.

“Laranjeiras do Sul é polo da região da Cantu que, historicamente, é muito carente de negócios, infraestrutura e desenvolvimento. O trabalho desenvolvido pelo escritório vai favorecer todo o entorno e se a região cresce nas mesmas proporções do nosso município, haverá um crescimento em comunhão com todos”, projeta o secretário.

De acordo com o prefeito do município de Virmond, Neimar Granoski, o escritório será importante, também, para capacitar os empresários locais a participarem dos processos de compras públicas.

“Vemos empresas errando em detalhes de documentação e todo o processo é anulado. Com o projeto do Compra Cantu, nossos empresários poderão se preparar mais para estes certames, o que vai motivar mais empresas a participarem. Futuramente, espero que possamos nos encontrar aqui para comemorar a adesão dos empresários locais e as melhorias advindas desta iniciativa”, pontua o prefeito.

Integração
Além do desenvolvimento regional, as expectativas quanto ao funcionamento do escritório de compras públicas também englobam outros fatores. Para o coordenador do departamento de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, a ideia central é capacitar empresários, incentivar o Poder Público e, a partir disso, colher resultados significativos para o território.

“Nossa expectativa é de que o escritório possa capacitar os municípios, para que eles cumpram todos os requisitos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e os empresários, para que eles estejam aptos a participar das licitações. É uma forma de deixar o dinheiro circular localmente, o que aumenta a geração de impostos, a contrapartida do poder público em infraestrutura para a cidade, além de aumentar a geração de emprego e renda”, enfatiza.

A partir de agora, segundo a presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar), Maria Inês Guiné, o desafio será promover a união e a integração.

“O escritório era a peça que faltava para unir todos os agentes dos processos de compras públicas. Com a formação desta estrutura em Laranjeiras do Sul, estamos muito otimistas para que a região, em breve, seja um case de sucesso nessa área”, indica.

Sobre o assunto, o vice-presidente do comércio da Coordenadoria das Associaçoes Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Reni Felipe, os esforços já estão voltados para que essa integração ocorra.

“Esse elo será importante para que o escritório de compras tenha suporte para atuar. Nós, enquanto coordenadoria, vamos atuar que a ideia seja adotada pelos empresários. Com a expertise do Sebrae/PR e a união de todos os parceiros, logo vamos colher bons resultados na região”, finaliza.

Compras Públicas
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae/PR, só na região da Cantuquiriguaçu, no ano de 2018, as entidades públicas locais investiram R$301 milhões em Compras Públicas. Deste montante, 51% dos certames foram fechados com empresas que não são parte do território. Com a implantação do Escritório em nível territorial, o objetivo é aumentar a participação das empresas locais nas licitações.

A partir disso, espera-se que o Escritório possa fomentar o desenvolvimento territorial, visto que, ao privilegiar os pequenos negócios na contratação de produtos ou serviços, as prefeituras aumentam a arrecadação dos municípios, promovendo o crescimento das empresas locais, gerando empregos e incrementando o PIB municipal.

O escritório já está em funcionamento no prédio junto à Sala do Empreendedor de Laranjeiras do Sul, no centro de capacitações da Acils (Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul), em horário comercial.

Compartilhe nas redes sociais