Um sistema capaz de medir o volume de grãos dentro de silos, reduzindo o tempo de trabalho e o contingente de funcionários. A solução foi desenvolvida por uma equipe de cinco acadêmicos, do curso de Engenharia Eletrônica, de Curitiba, e venceu o Hackathon Agroleite, uma das ações da Semana da Inovação, que aconteceu na última semana, durante o Agroleite, em Castro, no Pavilhão da Inovação. No espaço, o Sebrae/PR e a Castrolanda disseminaram a inovação e novas tecnologias para o agronegócio.

Raphael Brandão, um dos membros da startup Hello Soluções em IoT e Engenharia, explica que o sistema escaneia a superfície da massa de grãos e aponta, por meio de cálculos e gráficos, o volume presente no silo. “Essa contagem acontece ainda de forma manual, necessita de um contingente elevado de funcionários e ainda oferece riscos de acidentes, como soterramentos. Com o sistema o trabalho fica muito mais ágil e seguro”, assegura.

A ideia, conforme Raphael, é usar o prêmio de R$ 5 mil para investir no desenvolvimento de uma nova versão da solução e buscar investidores. “O Hackathon gerou um networking incrível com pessoas da área de negócios. Estamos otimistas com o resultado alcançado no evento”, comenta Raphael.

A startup REP, de Ponta Grossa, levou o segundo lugar na maratona, com um prêmio de R$ 3 mil. Composta por dois acadêmicos e um profissional da área de Engenharia Mecânica, a equipe desenvolveu um plugin que completa o ERP da cooperativa, que é o sistema integrado de gestão. “Esse plugin é mais inteligente, seguro e agiliza a transferência de informações de dados”, garante um dos membros da equipe, Paulo Gustavo Isepan. A terceira colocação ficou com a startup Steinkirch.

Ao todo, o Hackathon Agroleite contou com a participação de oito startups de diferentes regiões, que foram avaliadas por 15 mentores, entre eles cooperados e investidores, além de profissionais de mercado, designers e da área de marketing.

Para o gerente de Estratégia e Inovação da Castrolanda, Márcio Copacheski, o Pavilhão da Inovação cumpriu seu objetivo ao disseminar a cultura da inovação entre os cooperados, clientes, produtores rurais, fornecedores, entre outros participantes. “O fluxo de pessoas que passou pelo espaço superou nossas expectativas. A ideia é reprogramar o Pavilhão para 2020, quando acontece a 20ª edição do Agroleite, tendo como tema principal, a inovação”, comenta.

 

Battle of Innovation

O Pavilhão da Inovação também foi palco do Battle of Innovation, competição para apresentar ideias e negócios e que teve seis finalistas. A equipe campeã foi a startup Pack ID, de Chapecó (SC), que ganhou ingressos para a 5ª edição do Case, um dos mais importantes eventos para startups da América Latina, que acontece em novembro, em São Paulo.

A startup oferece um sistema de monitoramento, que utiliza sensores, em tempo real, de temperatura e umidade, com foco na prevenção da perda de produtos. “Atuamos em toda a cadeia de distribuição de alimentos, desde a indústria até o supermercado, com clientes nas áreas de carnes, lácteos, sorvetes, transporte frigorificado, entre outros”, explica o CEO Thales Akimoto.

A startup Central de Materiais, de Campo Largo, ficou com o segundo lugar. Quatro dos 13 integrantes da equipe participaram da batalha e esperam ganhar ainda mais visibilidade. A startup é uma plataforma de marketplace, de economia circular, que comercializa máquinas e equipamentos usados e resíduos. “A participação na batalha serve como validação do nosso negócio”, diz o empresário Márcio Léo Danielewicz. A terceira colocada foi a startup Bley Energias.

Para o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, a parceria com a Cooperativa Castrolanda, com o Pavilhão da Inovação, reforça a importância do envolvimento de grandes empresas e cooperativas para o fortalecimento do ecossistema de inovação dos Campos Gerais. “A adesão dos grandes negócios é um fator motivador para que as pequenas empresas também tenham acesso à inovação”, completa.

Além da maratona e da batalha dos pitches, no Startup & Business, as startups expuseram seus negócios com objetivo de obter aproximação com investidores, grandes empresas e o ecossistema de inovação. Outra atração do espaço, o Startup ON, permitiu um dia de interação com empreendedores e especialistas para gerar conexões para startups. Representantes da Associação Brasileira de Startups (ABS) participaram da ação. Além de toda a programação foram realizadas palestras.

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