Objetivo é preparar empresários do comércio varejista para a inserção no comércio eletrônico
Mais de 100 empresários participaram na noite desta quinta-feira (29), do lançamento do Programa Varejo Digital, em Foz do Iguaçu, realizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com a Câmara da Mulher Empresária, Sesc, Senac e Sindicato Patronal do Comercio Varejista de Foz do Iguaçu (Sindilojas).
O Programa, dividido em quatro módulos em formato de oficina com especialistas, abordará os seguintes temas: plataformas digitais; marketing e promoção digital; fotografia, filmagem e exposição de produtos na web e precificação de produtos e responsabilidades no e-commerce.
“Queremos desmistificar a ideia de que trabalhar com a internet é difícil e caro. Para isso, nada melhor que entender quais plataformas podem ser utilizadas de forma acessível e funcional, além de aprender a valorizar a mercadoria nas redes e, por meio delas, se fazer presente na vida dos clientes”, explica a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda.
Ainda de acordo com o presidente do Sindicato Patronal do Comercio Varejista de Foz do Iguaçu (Sindilojas), Itacir Mayer, o Varejo Digital é um Programa que oportuniza a capacitação para que empresários locais passem a atender melhor os anseios do consumidor moderno.
“Percebemos que o cliente está com menos tempo e vontade de procurar os produtos em lojas físicas. Pela internet, a qualquer momento, ele tem acesso às mercadorias que pretende comprar. Por isso, é importante os empresários atenderem a essa demanda, se capacitando para a transformação digital dos negócios e oferecendo o melhor para os consumidores”, pontua Itacir.
Graciella Baranoski, por exemplo, é proprietária da Baranoski Floricultura, em Foz do Iguaçu. Há alguns anos, atendendo às necessidades dos consumidores, a empresa já investe em estratégias de atendimento e venda à distância. Ao conhecer o Programa Varejo Digital, no entanto, a empresária percebeu que existem outras áreas que poderão ser aprimoradas.
“Estou bem animada para os módulos de fotografia, filmagem e exposição dos produtos na web. Como consumidora, eu tenho uma ideia do que pode chamar a atenção do cliente na internet, mas pode ser que o mercado queira outros formatos de divulgação e, no Programa, acredito que terei contato com várias novidades que poderão melhorar as minhas estratégias”, destaca Graciella.
Em Foz do Iguaçu, estão abertas 30 vagas para o Programa, que começará os módulos em outubro. Para garantir a inscrição, basta entrar em contato com o escritório do Sebrae/PR, em Foz do Iguaçu, pelo telefone (45) 3521-5300. Podem se inscrever microempreendedores individuais e empresários de micro e pequenas empresas.