Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Guarapuava, o Sebrae Paraná instalou o Hub de Inovação, no Cilla Tech Park. No local, empreendedores têm acesso a ações de inovação e suporte para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Para o CEO do Cilla Tech Park, Géri Natalino Dutra, ter o Sebrae dentro do Parque é um diferencial e amplia a possibilidade de um trabalho colaborativo. “Com a troca de experiências é possível gerar sintonia e sincronia nos resultados. Isso é importante para que não se tenha perda de tempo em um mercado que é bastante dinâmico”, avalia.
Segundo ele, o HUB de Inovação vai permitir ainda que os empresários tenham acesso, de forma rápida, a ferramentas e soluções necessárias para seus negócios. “O Sebrae tem expertise no apoio aos pequenos negócios e startups. Quem ganha é o empreendedor”, comenta.
O gerente da Regional Centro do Sebrae Paraná, Joel Franzim Junior, diz que a criação do espaço dentro do Cilla Tech Park vem ao encontro do movimento para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Município, que teve início em 2017, e contou com o envolvimento do Sebrae Paraná, instituições de ensino superior, empresas, poder público, habitats de inovação, ICTI´s e entidades que visam o desenvolvimento local e regional.
A articulação já traz resultados. O ecossistema de inovação de Guarapuava é um dos semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Ecossistema de Inovação em Desenvolvimento. O Município conta com quatro pré-incubadoras e incubadoras, parque tecnológico e centros de inovação. Além disso, também foi criada a Conferência Guarapuava 2035, na qual são debatidas ações baseadas nos eixos ‘Políticas Públicas para Inovação’, ‘Ecossistema de Inovação’, ‘Educação e Empreendedorismo Inovador’ e ‘Guarapuava, uma cidade da próxima geração’.
“O Hub de Inovação é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido, e irá conectar empresários as soluções necessárias para o fortalecimento de seus negócios possibilitando a geração de inovação”, comenta Joel.
Representatividade
O Cilla Tech Park faz parte do Ecossistema de Inovação Vale do Genoma, sendo que atores com representatividade municipal, estadual e nacional também estão trabalhando para operacionalizar o que pode vir a ser o principal ambiente de inovação do Paraná.
Já fazer parte a Fundação Araucária, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o IPEC, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), o Centro de Inovação no Agronegócio (Ciag) e o Cilla Tech Park, sendo que o Sebrae já foi convidado para fazer parte do conselho curador e também para fazer parte como conselheiro consultivo do Cilla Tech Park.