Dentre as inúmeras ações do Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal está o estímulo ao turismo, atividade econômica da maior importância na região pantaneira.
Nesta semana, os municípios de Poconé (a 104 km de Cuiabá) e Nossa Senhora do Livramento (a 39 km) sediam Workshop de Planejamento Turístico, organizado pelo Sebrae MT e prefeituras municipais. Os eventos acontecem nesta quarta-feira, 9/03, às 17h30, em Poconé – Auditório Madalena Eubanck, na secretaria de Educação; e na quinta-feira, 10/03, às 14h, no Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento.
Os eventos são voltados a gestores públicos, empresários do trade turístico e pessoas interessadas no assunto mesmo que de forma indireta.
A consultora de turismo do Pró-Pantanal, Rejane Pasquali lembra que a proximidade dos dois municípios – distantes 65 km um do outro – permite um turismo integrado, complementar. “No caminho para Poconé está Livramento, porque não incluir o município nos roteiros turísticos do Pantanal?”, questiona, acrescentando que o núcleo urbano de Poconé também pode ser mais e melhor explorado como destino, especialmente porque tem uma cultura muita rica, uma religiosidade peculiar com vários festejos, arquitetura bem característica. “O Plano (Municipal de Turismo) vem para organizar todos esses elementos, propondo produtos turísticos complementares para melhorar a experiência do turismo no local”, ressalta.
Ela destaca ainda a necessidade de diversificar os produtos turísticos nas pousadas ao longo da Transpantaneira, “quase todos oferecem a mesma coisa” – focagem de jacaré, passeio de barco, cavalgada, torre de observação. Ela cita como exemplo o fato da figura do homem pantaneiro ser ainda pouco aproveitada no turismo. À médio e longo prazo a proposta é inserir aspectos do destino turístico inteligente.
Nossa Senhora do Livramento
Como o município já tem um Plano de Turismo, ele foi revisado e atualizado para que o turismo local seja complementar aos roteiros pantaneiros já existentes.
A intenção é integrar a produção associada, já existente e bastante organizada, ao turismo, sem esquecer, é claro, da cultura local e da arquitetura.
Produtos à base de banana, símbolo da cidade, doces, queijos, e tantos outros têm um papel de destaque no município. Assim como as comunidades rurais quilombolas, que resistem e preservam suas culturas.
Pró-Pantanal
O Pró-Pantanal é uma iniciativa formatada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul com vistas à retomada da economia por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território, iniciadas em 2021 e que se estendem até 2023.