A Prefeitura de Ponta Grossa foi a vencedora, na categoria Sala do Empreendedor, da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o projeto “Sala do Empreendedor: Inovação para incluir e desenvolver”. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (31), em Curitiba. Os vencedores da etapa estadual participam no dia 28 de junho, em Brasília, da etapa nacional.
Conforme a prefeita Elizabeth Schmidt, que prestigiou a cerimônia, o Prêmio é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido por sua equipe, incluindo as secretarias municipais e a Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa – que coordena a Sala do Empreendedor local.
“O Prêmio demonstra o quanto a gestão municipal dá valor ao empreendedorismo e à inovação. Queremos transformar Ponta Grossa em uma cidade inteligente”, frisa.
Somente em 2021, a Sala realizou 51 mil atendimentos presenciais e operacionalizou R$ 3,5 milhões em créditos, auxiliando na manutenção, crescimento e desenvolvimento de diversos negócios. Neste ano, foram mais de 30 mil atendimentos. A Sala Digital, por sua vez, contabilizou 120 mil acessos no ano passado, uma média de 450 acessos diários.
Conforme a prefeita, o estímulo ao empreendedorismo acontece através de políticas públicas próprias, como o Decola; o projeto de aceleração VOE; o Dona de Mim, voltado às mulheres vítimas de violência; além da primeira Sala Digital do Brasil.
Para o consultor do Sebrae Paraná, Emerson Ribeiro Lourenço, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa realiza um trabalho reconhecido como inovador e pioneiro, sendo referência no desenvolvimento e na implantação de políticas públicas para a sustentabilidade do ecossistema empreendedor. “A Sala é exemplo para outras cidades do Estado e o prêmio reconhece todas as iniciativas de inovação”, pontua o consultor.
No total, 20 prefeitos paranaenses foram finalistas do Prêmio em 8 categorias: Desburocratização; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cidade Empreendedora; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Sala do Empreendedor; e Compras Governamentais.
Confira a lista de vencedores da Etapa Estadual 2022, por categoria:
Desburocratização: Heraldo Trento, prefeito de Guaíra, com o projeto “Guaíra Desburocratizando o Desenvolvimento”.
Governança Regional e Cooperação Intermunicipal: Marcelo José Bernardelli Palhares, de Jacarezinho, com o projeto “Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro.
Compras Governamentais: Marcelo Belinati Martins, de Londrina, com o “Programa Compra Londrina: Estratégia de Retomada Econômica pós-Covid19”.
Marketing Territorial e Setores Econômicos: Luiz Carlos Beletti, de Tupãssi, com o projeto “Tupãssi Que Me Faz Tão Bem”.
Cidade Empreendedora (Região Sul): Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu, com o projeto “FozDesenvolve”.
Empreendedorismo na Escola: Fábio de Oliveira D’Alécio, de Ubiratã, com o projeto “Empreendedores do futuro: cooperação, parceria e inovação”.
Inovação e Sustentabilidade: Celso Fernando, de Guarapuava, com o projeto “Inova Guarapuava”.
Sala do Empreendedor: Elizabeth Silveira Schmidt, de Ponta Grossa, com o projeto “Sala do Empreendedor: inovação para incluir e desenvolver”.