A Prefeitura de Guarapuava, na região centro do Estado, foi a vencedora da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Emprime, durante cerimônia de premiação realizada em Curitiba, na noite desta terça-feira (31). A etapa nacional do prêmio acontecerá no dia 28 de junho, em Brasília.
“A premiação é muito importante, principalmente nesse período pós-pandemia. Através do Emprime oferecemos todas as condições e ferramentas necessárias para que os microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas possam se fortalecer”, pontua o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes.
O Programa Emprime foi desenvolvido pela Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Sebrae Paraná, em 2021, e visa o desenvolvimento local através do empreendedorismo. Através da Agência do Empreendedor de Guarapuava – que operacionaliza o Programa Emprime, são oferecidas soluções que auxiliam as micro e pequenas empresas no desenvolvimento de competências, comportamentos e habilidades que refletem na gestão dos negócios.
O programa, totalmente gratuito, é composto por quatro eixos de ação, gerando uma rede que permite atuar em várias frentes dentro das necessidades do empreendedor. Além do Emprime, a Prefeitura é parceria de diversas outras ações que têm como foco a inovação.
Um dos exemplos é a Conferência Guarapuava 2035, iniciativa do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, que conta com a parceria da Prefeitura, Sebrae Paraná, instituições de ensino e empresas privadas.
Para o consultor do Sebrae Paraná, Emerson Ribeiro Lourenço, o Prêmio reconhece os prefeitos que implantaram projetos com foco no desenvolvimento de pequenos negócios. “Líderes públicos são referência na construção de políticas públicas e no desenvolvimento de um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e inovação. O prefeito de Guarapuava é um deles”, comenta.
No total, 20 prefeitos paranaenses foram finalistas do Prêmio em 8 categorias: Desburocratização; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cidade Empreendedora; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Sala do Empreendedor; e Compras Governamentais.
Confira a lista de vencedores da Etapa Estadual 2022, por categoria:
Desburocratização: Heraldo Trento, prefeito de Guaíra, com o projeto “Guaíra Desburocratizando o Desenvolvimento”.
Governança Regional e Cooperação Intermunicipal: Marcelo José Bernardelli Palhares, de Jacarezinho, com o projeto “Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro.
Compras Governamentais: Marcelo Belinati Martins, de Londrina, com o “Programa Compra Londrina: Estratégia de Retomada Econômica pós-Covid19”.
Marketing Territorial e Setores Econômicos: Luiz Carlos Beletti, de Tupãssi, com o projeto “Tupãssi Que Me Faz Tão Bem”.
Cidade Empreendedora (Região Sul): Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu, com o projeto “FozDesenvolve”.
Empreendedorismo na Escola: Fábio de Oliveira D’Alécio, de Ubiratã, com o projeto “Empreendedores do futuro: cooperação, parceria e inovação”.
Inovação e Sustentabilidade: Celso Fernando, de Guarapuava, com o projeto “Inova Guarapuava”.
Sala do Empreendedor: Elizabeth Silveira Schmidt, de Ponta Grossa, com o projeto “Sala do Empreendedor: inovação para incluir e desenvolver”.