Aconteceu nesta quarta-feira (30), em Londrina, o encerramento do Programa Alto Potencial 2022, do Sebrae/PR. Neste ano, 42 empresas de todo o estado participaram do programa: oito da Regional Norte, seis da Regional Noroeste, cinco da Regional Centro, quatro da Regional Leste, seis da Regional Curitiba, seis da Regional Sul e sete da Regional Oeste.
O Programa tem como objetivo acelerar o crescimento de pequenos negócios, propiciar acesso a novos mercados, aumentar o volume de vendas e elevar a competitividade a padrões internacionais.
De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/PR, as empresas que participaram do programa Alto Potencial 2022 apresentaram, em média, cerca de 30% de aumento no faturamento.
“Estas são as empresas que mais crescem na economia. Elas representam o talento empreendedor da pequena empresa que será uma média ou grande amanhã”, aponta Julio Cezar Agostini, diretor de operações do Sebrae/PR.
Encerramento do Programa Alto Potencial 2022. Foto: Thomé Lopes
Resultados acima da meta
Geferson Zanoni Martins atua com uma empresa na área de assistência funeral há mais de 70 anos no norte do Paraná, com matriz em Ibiporã. Durante a participação no Programa Alto Potencial, a empresa foi reestruturada com a criação dos departamentos operacional e comercial e a aquisição de uma nova unidade, chegando a nove lojas. Geferson comemora: a meta era aumentar o faturamento em 25% e chegou a 33%.
“Eu sempre digo que o que trouxe a gente até aqui nestes 76 anos não é o que vai nos levar à frente nos próximos 70. Por isso, precisamos buscar evolução, crescimento e desenvolvimento. O programa abriu nossa visão para novos rumos e oportunidades para os próximos anos e chancelou que estamos no caminho certo”, celebra o empresário.
O empreendedor Reginaldo Schollemberg é sócio de uma startup de Cascavel, fundada em 2020, tem sete funcionários e atua em dez estados brasileiros. A solução é uma máquina virtual de codificar programas, tecnologia inovadora e única no mundo. De acordo com Reginaldo, o Programa Alto Potencial trouxe estruturação para a empresa e o ajudou a montar um plano estratégico para os próximos anos, incluindo a internacionalização do negócio.
“Em 2021, faturamos R$ 700 mil. Neste ano, a nossa meta era dobrar o faturamento e vamos passar de R$ 1,4 milhão. Em 2023, queremos triplicar a nossa meta porque, com o nosso planejamento e com o que estamos fazendo para crescer, temos possibilidade de muito mais”, prevê.
Representantes do Sebrae/ PR e participantes do Programa Alto Potencial 2022. Foto: Thomé Lopes
Iron de Oliveira Mendes montou uma microcervejaria em 2016, em Curitiba. Os produtos da marca são vendidos em todo o Brasil. Atualmente, são 12 itens em supermercados e 20 tipos diferentes de chope para bares e restaurantes. Ele conta que o carro-chefe da cervejaria é a cerveja artesanal do tipo IPA, que representa 50% do volume de vendas. Em 2022, a empresa apresentou crescimento de 25% no faturamento.
“O programa ajudou muito a organizar a empresa e a unir os departamentos. Conseguimos envolver todos os gerentes e unificar o pensamento comum, principalmente no que se refere ao crescimento da empresa”, completa.