Os pequenos negócios da Paraíba já ultrapassaram a marca de 19 mil postos de trabalho criados no estado em 2022. É o que revela levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao período entre janeiro e outubro deste ano. De acordo com os números, as micro e pequenas empresas contabilizam, nesses 10 meses, saldo positivo de 19.114 vagas, enquanto que as médias e grandes empresas apresentam saldo de 2.672 postos de trabalho.
No mesmo período, ainda segundo os números, a administração pública acumula saldo positivo de 988 vagas. Também analisando os dados apresentados pelo Caged, o levantamento do Sebrae verificou, no universo dos pequenos negócios, o protagonismo de dois setores na criação de novas vagas na Paraíba: os serviços, que apresentaram saldo positivo de 8.525 postos de trabalho entre janeiro e outubro, e a construção, que no mesmo período acumulou saldo de 4.672 vagas.
Em seguida, também no período de janeiro a outubro, aparecem o setor do comércio, com saldo positivo de 3.331 vagas; a indústria de transformação, com saldo de 2.055 postos de trabalho; a agropecuária, que acumula 280 vagas; os serviços industriais de utilidade pública, com 240 postos de emprego; e a indústria extrativa mineral, que contabiliza saldo positivo de 47 vagas.
Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o desempenho das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda ao longo de 2022 está conectado ao processo de retomada econômica que se iniciou após o arrefecimento da pandemia. “O desempenho dos pequenos negócios reflete bem o comportamento positivo com relação ao consumo das famílias, após o que chamamos de ‘retomada’ do crescimento econômico. Com essa confiança dos empreendedores em alta, isso se reflete na oferta de novos postos de trabalho”, explicou.
Ainda segundo a gerente, o protagonismo dos setores de construção e serviços também possui relação com a retomada econômica. “O grande destaque está no setor de construção, que também compreende atividades de acabamento e instalações. Muitos dos projetos que ficaram parados ao longo da pandemia retomaram com toda a força. Além disso, uma tendência que se observa é a forte migração e readequação dos espaços de trabalho, o que garante ao setor novas oportunidades. Já os serviços, especialmente os cuidados com o bem-estar, são as atividades que estão criando novos postos especializados, reflexo também da dinâmica gerada pelo pós-pandemia”, acrescentou Ivani Costa.
Outubro – Considerando apenas os dados do Caged referentes ao mês de outubro, o levantamento do Sebrae/PB aponta que os pequenos negócios fecharam o mês com saldo positivo de 1.744 vagas de emprego. Já as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo de 542 vagas, enquanto que a administração pública contabilizou saldo positivo de apenas cinco postos de trabalho.
Já em relação aos setores, o de serviços contabilizou saldo positivo de 702 vagas, seguido pelo comércio, com 596 postos de emprego, construção, que somou 235 vagas, indústria de transformação, com 199, e serviços industrias de utilidade pública, cujo saldo positivo foi de 41 vagas. Por sua vez, acumularam saldo negativo no mês de outubro a indústria extrativa mineral (-22) e a agropecuária (-7).
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.