Crédito da foto: Assessoria
Legenda: Pratos desenvolvidos especialmente para esta edição da feira É de Livramento
A edição de dezembro da feira É de Livramento, no sábado, 10, a partir das 19h, na praça de Eventos Fernando de Barros, será triplamente especial, recebe o Natal Iluminado, a Caravana da Cultura com muitas apresentações artísticas e vai sediar o primeiro Circuito Gastronômico da cidade.
A feira, que acontece uma vez por mês no município de Nossa Senhora do Livramento, a 39 km de Cuiabá, é organizada pela prefeitura municipal contando com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT), através do Pró-Pantanal – Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal, Sicredi, Senar e governo do estado de Mato Grosso e Secretaria de Cultura (Secel).
Mas, vamos falar da comida, ponto alto desta feira que vem se tornando uma tradição na pequena cidade, atraindo muita gente da Capital e de Várzea Grande. Pois bem, para esta edição ainda mais festiva, seis feirantes receberam consultoria do chef de cozinha Marcelo Cotrim para criar pratos inovadores explorando os ingredientes locais e regionais de forma criativa. Para tanto, foram aplicando técnicas da cozinha francesa para dar ainda mais potência e sabor aos pratos tradicionais e aparentemente simples.
Além disso, o chef deu várias dicas de aproveitamento de ingredientes e técnicas novas de preparo. Surgiram várias ideias a partir das receitas trabalhadas que poderão servir de base para outros pratos e sabores.
Segundo ele, que é tem um amor declarado pela gastronomia e pelos ingredientes regionais, é maravilhoso fazer esse tipo de trabalho. “O propósito maior é mostrar que os nosso ingredientes do dia a dia, que estão nos quintais dos empreendedores podem ser protagonistas e tão importantes quanto qualquer outro produto”, resume, acrescentando que tenta estimular a criatividade do pessoal trabalhando com base nas produções que eles já têm costume de fazer, porém dando um toque a mais.
Os pastéis produzidos pelo grupo da Missão Servos do Espírito Santo, estarão com duas novidades. Foi desenvolvido um pastel de frango com creme de pequi e coscorão (massa de pastel fritinha) crocante servido com maionese de banana.
Aliás, a banana, produto emblemático do município e região, é quase onipresente nas preparações.
Está numa panqueca de carne seca cremosa da barraca da Neia, que também vai servir uma de frango com creme de pequi, além das já tradicionais que conquistam uma clientela.
Especializada em bolos de pote, a barraca da Mayara traz um a base de banana caramelizada, tartar de banana com doce de leite da região. “Ficou quase uma ‘banoffe livramentense’”, conta Cotrim, de forma divertida. O tradicional furrundu surge em consistência de creme como base de outro bolo de pote.
Tradição não falta na barraca da Ana Rosa. Ela serve maria isabel, feijão empamonado, farofa de banana, paçoca de pilão, mujica de pintado. “Não criamos receitas porque o que vi lá é uma coisa bem legal no que diz respeito à manutenção de cultura mesmo. Só mostramos algumas técnicas que poderia fazer daquela comida algo mais saborosa, como se já não fosse”, diz Cotrim. E acrescenta, “é uma comida incrível e sem a necessidade de intervenção, a não ser incluir algumas técnicas para dar mais potência aos sabores”. Desenvolvemos caldos naturais, como o fumet de poisson, uma preparação da cozinha francesa para um prato pantaneiro. Na mesma linha foi feito um fundo bovino para cozinha a maria isabel.
Também muito popular na feira, a barraca AJ Peixaria vai ser um prato com toques da cozinha italiana. “Como a barraca deles é muito conhecida pelo peixe seco, pegamos um pedaço, desfiamos e fizemos um risoto de peixe seco com pequi”, conta Cotrim.
Continuam preparando os filezinhos e ventrechinhas de tambatinga fritos, servidos com arroz, que ganhou camadas extras de sabores ao ser cozido em um caldo de legumes com peixe seco.
Como não poderia deixar de ser, tem pizza na Feira É de Livramento. A partir da preferência dos consumidores é é a de calabresa, foi feito um ajuste no preparo para ter um pouco mais de cremosidade. Foi desenvolvido um bechamel de calabresa para deixar ela bem rica com uma cebolinha verde cortada na hora para trazer um toque de frescor.
O secretário de Cultura e Turismo de Nossa Senhora do Livramento, José Eugênio de Almeida Maciel, destaca a importância da consultoria gastronômica para aprimorar os pratos existentes e criar novas opções para o público.
Realizada há seis anos, a Feira É de Livramento conta com a participação de 40 famílias, entre produtores rurais, artesãos, e 15 empreendimentos gastronômicos.
“A Feira caiu no gosto das pessoas. Além de aquecer a economia local, traz qualidade de vida para a população, especialmente para as famílias dos feirantes que têm na feira um complemento de renda. Para a cidade, aquece a economia como um todo, inclusive para o comércio no entorno da praça”, comenta.
Ele reforça que o cronograma foi cumprido rigorosamente e que as edições de 2023 começam em fevereiro.
José Eugênio lembra que da Feira surgiu o Centro de Comercialização É de Livramento, que funciona ao longo da semana. Neste final de ano, estão comercializando cestas de Natal que podem inclusive ser customizadas ao gosto dos clientes. Os pedidos são feitos pelo Instagran #édelivramento.
Segundo Ricardo William Santiago, gerente de Conexões Empresariais do Sebrae MT, o propósito do apoio está relacionado a preparar nossos empresários para atenderem o mercado com a qualidade e segurança necessária. Além de inovar na apresentação dos seus produtos para que o cliente tenha a melhor experiência possível de consumo. Com isso estamos fortalecendo o mercado local, e ampliando as oportunidades para os nossos empresários.