Empresários e experts apontam que o cliente deve estar no centro de todas as inovações e que elas nem sempre estão relacionadas a altos investimentos e tecnologia
Crédito da foto: Rita Comini
Legenda: Público lota auditório do Centro de Eventos do Pantanal no evento Inova Brasil Mais
Empresários e empreendedores lotam auditório do Centro de Eventos do Pantanal no Inova Brasil Mais, na noite de quarta-feira, 7/12, organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) com o propósito de mostrar como utilizar a inovação a favor dos negócios. E inovação não significa necessariamente grandes investimentos ou tecnologias de última geração, mas sim iniciativas que tragam resultados positivos para os clientes e para o negócio.
Após as boas vindas da diretora técnica da instituição, Eliane Chaves, os participantes acompanharam uma palestra sobre tendências e estratégias do marketing digital, com o analista do Sebrae MT, Leandro Gonçalves; um painel com três cases de sucesso do programa Brasil Mais (ciclos 1 e 2), fechando com a apresentação do expert no tema Arthur Igreja.
Leandro apresentou algumas das últimas tendências em tecnologia, muitas delas evidenciadas no Web Summit 2022 e ressaltou a importância de lançar mão de ferramentas digitais para alavancar as vendas, melhorar a jornada de compra dos clientes para que ele se torne fiel à marca e divulgue a marca, o produto ou serviço para os outros.
Segundo ele, redes sociais, WhatsApp e o e-commerce são o básico, mas é possível adotar outras estratégias e ferramentas desde que elas estejam em sintonia com a natureza do negócio. “É fundamental entregar conteúdo de qualidade para os clientes”.
Destacou a importância do planejamento de marketing e a mensuração dos resultados e ter sempre o cliente no centro de todas as estratégias. “O ideal é começar fazendo o básico e ir avaliando se faz sentido para os clientes e para a empresa”, aponta.
Arthur Igreja compactua desse pensamento e diz que estamos entrando numa fase de mais maturidade com relação ao uso de tecnologias para separar o que era exagero, devaneio e o que de fato gera resultado. Ele aconselha os empresários a não ficar distraído com os ruídos e olhar o que é mais pragmático e eficiente.
“O empresário tem sempre que acompanhar as inovações, mas precisa saber se é a hora certa para embarcar num determina tendência. Você pode estar numa grande tendência, mas não conseguir fazer um bom negócio”.
Inova Brasil Mais
Os ciclos 1 e 2 do programa Inova Brasil Mais contou com mais de mil empresas participando em 2021/2022. Muitas delas conseguiram resultados muito positivos. É o caso da Ótica Favorita, Jong Kombucha e Primus Peixaria, cujos empresários Nalthie dos Anjos, Camila Marchiore e Jhonathan Maldonado Mendes participaram de um painel com o analista do Sebrae MT, Alberto Santana e contaram suas experiências e resultados com o Brasil Mais.
Nalthie revelou que dobrou a produtividade de sua empresa ao perceber como era centralizadora e passar a delegar mais, dividir as tarefas e cobrar resultados. “O Brasil Mais foi uma luz no fim do túnel”.
Jhonathan, cujos produtos de sua peixaria são sem glúten, aumentou em 19% o faturamento de sua empresa com o Brasil Mais. Ele conta que os maiores consultores de sua empresa são os clientes, que opinam sobre tudo e são escutados. Disse que ele e a esposa acataram grande parte das sugestões do agente local de inovação.
Camila, por sua vez, ganhou o segundo lugar o Prêmio Estadual Inova MT, na categoria ME, uma competição muito acirrada e com um alto grau de exigência. Segundo ela, vários pontos do Brasil Mais ajudaram a ganhar o prêmio. “Empreender só pensando em ganhar dinheiro não é o melhor caminho, tem que ter paixão pelo que se faz”. E orientou os demais a inovar naquilo que realmente traga algo para os clientes. “Inovação é tocar o cliente”, resume.