Participantes do Fórum de Desenvolvimento do Território definiram estratégias para impulsionar economia local em 2023
O Brejo paraibano é um celeiro de negócios e o Sebrae/PB reuniu as principais lideranças empresariais e gestores públicos de 11 cidades da região para criar novas estratégias de crescimento econômico, no Fórum de Desenvolvimento do Território Brejo paraibano. Durante o evento, realizado na última segunda-feira (12), o grupo definiu trabalhar ações voltadas para o Turismo e o Agronegócio ao longo de 2023.
“Tivemos 40 participantes e foi realizado um resgate do plano de ação do Território Empreendedor Sustentável que foi elaborado em 2018, direcionados para o turismo e o agronegócio. Enfatizamos com eles a importância da liderança para o processo de desenvolvimento do território e a união dos municípios com foco em objetivos comuns”, detalhou a Jacy Viana de Andrade Leobino, gerente regional do Sebrae Guarabira.
Ela lembrou que, por conta da pandemia da Covid-19, o plano não foi executado. Por isso, o Fórum foi importante para resgatar as ações e implementá-las em 2023 para impulsionar a economia do Brejo. “O Fórum vai resgatar ações estratégicas para potencializar a economia regional, além de dar maior visibilidade a essa região que vem se destacando pelo turismo e pelo agronegócio. Esses dois eixos juntos podem fortalecer ainda mais a região e gerar desenvolvimento por meio do turismo colaborativo, de experiência, gastronômico. E os líderes terão papel fundamental para disseminar as ações e ajudar a implementá-las nos municípios juntamente com o apoio dos nossos consultores do Sebrae”, frisou Jacy Viana.
Participaram do Fórum representantes das cidades de Alagoinha, Araçagi, Areia, Bananeiras, Belém, Borborema, Cuitegi, Dona Inês, Guarabira, Mari e Serra da Raiz, além de equipes dos bancos Santander, Banco do Nordeste e da Cooperativa Ovinocoop. A próxima reunião do grupo será em 1º de fevereiro de 2023 para dar continuidade ao plano de ação e avaliar as estratégias propostas.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.