Evento conta com mais de 500 expositores de todas as regiões do estado e termina no próximo domingo (5)

 

Quem mora ou está visitando João Pessoa tem até o próximo domingo (5) para conhecer a diversidade cultural do estado no Salão do Artesanato da Paraíba. O evento, que é uma realização do Governo do Estado com o Sebrae/PB, conta com 537 expositores, vindos de todas as regiões, e tem entrada gratuita. Na próxima quarta-feira (1º), um desfile de moda marcará a noite. 

 

No Salão é possível encontrar artigos para decoração, utensílios domésticos, roupas e acessórios dos mais diversos materiais como metais, madeira, fibra, crochê e renda. E neste último segmento quem visitar o espaço na próxima quarta-feira vai conhecer um pouco da criatividade das rendeiras do Cariri, com um desfile temático organizado pelo gestor de moda Itamar Dias. 

 

Intitulado ‘Cores do Cariri paraibano’, o evento levará ao público a riqueza da renda renascença e que revela toda a habilidade das artesãs dos municípios de Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê. O desfile acontece a partir das 19h. Toda a coleção foi desenvolvida com financiamento do Sebrae/PB dentro de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba e do Conselho das Associações, Cooperativas, Empresas e entidades vinculadas à renda renascença do Cariri Paraibano (Conarenda), além das prefeituras dos municípios citados.

 

Ao chegar a sua 35ª edição, o Salão do Artesanato da Paraíba homenageia, pela primeira vez, a cultura indígena, com a participação ativa de representantes das etnias Potiguara, no Litoral Norte, e Tabajara, no Litoral Sul. 

 

Com mais de 3,6 mil metros quadrados de área, a megaestrutura do Salão do Artesanato, totalmente climatizada, propõe ao visitante uma grande imersão na cultura indígena, englobando sentidos como visão, olfato e paladar. Na fachada, a presença do grafismo, utilizado nas aldeias para a pintura de corpo, além de elementos cenográficos, como canoas utilizadas pelos indígenas na atividade pesqueira e ocas.

 

A ambientação do Salão conta, ainda, com um corredor sensorial, incluindo músicas usadas na Dança do Toré, um ritual sagrado para os indígenas, e incensos de ervas conhecidas por eles há centenas de anos. 

 

Serviço – A 35ª edição do Salão do Artesanato funciona na Avenida Cabo Branco, nº 2.260, na orla do Cabo Branco, no período de 13 de janeiro a 5 de fevereiro. Os visitantes podem acessar o local das 15h às 22h, diariamente. A entrada no evento é gratuita. Contudo, quem quiser, pode doar um quilo de alimento não perecível que será distribuído para cerca de 30 entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social em todo o estado.

Compartilhe nas redes sociais