Festividade é considerada pelos empreendedores como oportunidade para fortalecer o ambiente de negócios
Faltando menos de um mês para a comemoração do carnaval, festividade de costume do brasileiro e que ocorre este ano nos dias 20 e 21 de fevereiro, o período promete voltar a movimentar a economia e gerar novas oportunidades de negócios, especialmente em razão do retorno da folia de rua após o impacto das restrições adotadas na pandemia da Covid-19.
Além de ser considerada uma data estratégica no calendário sazonal, o momento é observado também pela possibilidade de expansão das vendas nos pequenos negócios. Essa é a visão da gerente geral do Praiano Bar na cidade de João Pessoa, Andressa Albuquerque, que destaca a expectativa de crescimento no fluxo de clientes para a festividade.
“Nesse período que antecede o carnaval, nós nos preparamos para uma demanda de compras maior e utilizamos como parâmetro os festejos de fim de ano, que acaba sendo um termômetro para o que vamos enfrentar nos próximos feriados longos. Esse planejamento já está feito e estamos otimistas, pois vemos que o turismo em nossa cidade vem aumentando, consequentemente recebemos uma demanda maior de clientes. Acreditamos que as festas de rua são um atrativo para o turismo e, além das festas de rua, temos nosso litoral como grande atrativo, o que contribui e intensifica bastante nossas vendas no período”, disse.
Por sua vez, a proprietária da empresa A Marquesa Festa no município de Patos, Kiev Marques, revela que as compras para o período já foram realizadas. O seu empreendimento tem como especialidade a comercialização de artigos de festas, artesanato e confeitaria. “Nossa empresa trabalha diretamente com produtos que são utilizados em momentos sazonais e essa condição é a principal para definir o planejamento das vendas. Por exemplo, as compras para o período de carnaval foram organizadas entre agosto e setembro do ano passado para garantir a chegada de todos os itens com antecedência. Tudo é pensado com base na experiencia que temos há 31 anos no mercado e a expectativa este ano é boa, porque nós conhecemos a realidade local, existem os eventos privados, os carnavais de escola e as próprias pessoas que costumam reunir suas famílias e amigos e compram os produtos para garantir a folia”, comentou.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, Patrick Wendel, o impacto causado pela festividade contempla diferentes segmentos da economia e para alcançar bons resultados o ideal é que o empreendedor se prepare investindo no desenvolvimento de ações estratégicas, tais como ter uma boa comunicação e estudar ofertas promocionais. “O planejamento é a chave principal para que o resultado aconteça de forma favorável, uma vez que possibilita a compreensão da equipe com relação aos processos comerciais, assim como facilita outras iniciativas. Atender bem o consumidor, entender suas necessidades, treinar a comunicação com o cliente e elaborar estratégias de vendas são algumas das ações que são fundamentais”, disse.
Confira as cinco dicas do Sebrae para preparar a sua empresa e vender mais no Carnaval
1 – Marketing Digital
Busque fortalecer o marketing digital para melhorar as vendas online e a presença digital nas redes sociais. A imagem do seu negócio é importante e isso pode facilitar o processo de busca por opções na internet;
2 – Negociação
Tenha uma boa negociação com fornecedores: quem compra bem vende melhor ainda. Além disso, invista na variedade e quantidade de produtos e diferentes opções de fornecedores. Faça pesquisas e observe também as tendências do momento;
3 – Capacitação
Investir no processo de capacitação significa se preparar para alcançar novos resultados. Treine o seu time para fazer um atendimento em larga escala neste período, incluindo comissões especiais ou estratégias para estimular o trabalho em equipe;
4 – Cliente
Crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente, pense que o consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como decoração, som ambiente e brindes podem ser um diferencial;
5 – Parceria
Estabelecer parcerias pode ser uma boa opção para aumentar a divulgação do seu negócio e conquistar novos clientes. O público que viaja e frequenta estabelecimentos como pousadas, bares e restaurantes também pode ser o público com interesse no seu negócio.