Além de promover o compartilhamento de experiências, reunião também discutiu oportunidade de captação de recursos para projetos
Governanças ligadas ao agronegócio de toda a região Oeste estiveram reunidas nesta terça-feira (07), em encontro promovido pelo Sebrae/PR no Show Rural Coopavel 2023, em Cascavel. Os grupos Food Tech Toledo, Agro Iguassu Valley e Agro Cascavel apresentaram um balanço das atividades desenvolvidas em 2022 e as perspectivas para 2023. O objetivo, segundo os organizadores, foi promover a troca de experiências e fomentar a cooperação entre os grupos, compostos por representantes de empresas, pequenos negócios, startups, instituições financeiras e de ensino, e entidades públicas e privadas.
“O trabalho de desenvolvimento das governanças serve, principalmente, para organizar as iniciativas que estão sendo realizadas em prol da inovação local. Na nossa região, temos isso muito bem estruturado e, a partir de encontros integrados como esse que ocorreu durante o Show Rural, conseguimos articular ações e compartilhar com os demais tudo aquilo que funcionou, ou não, dentro de cada contexto específico”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.
Contribuições coletivas
A vice-coordenadora da governança Agro Cascavel, Rosimeire de Lima, acredita que trazer o encontro para o Show Rural é um passo importante, principalmente pela relevância do evento, que reúne grandes atores do ecossistema de inovação.
“Nós dividimos os nossos objetivos em eixos específicos de atuação e um deles é focado na criação de estratégias para aproximar os membros da governança Agro Cascavel dos empresários, principalmente para que eles saibam que existe um grupo mobilizado, criando ações e pensando continuamente nos avanços da inovação local. Trazer a reunião para o Show Rural, um evento que é reconhecido mundialmente, ajuda a dar mais visibilidade ao projeto”, observa a empreendedora.
Djeime Neske, professora universitária e coordenadora da governança Food Tech Toledo, por sua vez, destaca outro aspecto importante: a proximidade com os produtores.
“Trabalhamos para que as ações das empresas inovadoras consigam suprir as necessidades dos produtores rurais, aumentando a produtividade e a assertividade para o trabalho no campo. Estar no Show Rural nos aproxima dessas pessoas e nos dá a oportunidade de mostrar a eles o que estamos fazendo, comprovando que a busca pela inovação é contínua”, enfatiza Djeime.
Captação de recursos
Considerando que um dos pontos apontados pelas governanças durante as reuniões é a dificuldade de encontrar recursos para desenvolver projetos, foi realizada, também, uma palestra com a assessora e consultora em projetos de inovação e captação de recursos, Elini Casasola. Ela repassou alguns dos principais editais de fomento à inovação do País e enfatizou: para conquistar, é preciso tentar.
“Nem sempre a inovação é sobre criar algo. Muitas vezes, a inovação é o ato de conseguir fazer algo melhor com aquilo que já se tem, otimizando recursos e promovendo melhorias para a sociedade. Por isso, é importante estar atento aos editais porque, com eles, é possível desenvolver projetos inovadores e gerar novas oportunidades”, incentiva Elini.
Dentre os editais destacados pela especialista, estavam exemplos como os lançados pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Finep Inovacred e Inovacred Conecta.