Donau Karneval é uma das 12 atrações que fazem parte do Catálogo de Experiências Turísticas de Guarapuava, formatado em 2022
A Colônia Entre Rios, em Guarapuava, na região centro do Paraná, realiza neste sábado (18) e domingo (19), o Donau Karneval, com o objetivo de resgatar os carnavais em família, relembrar a tradição germânica e as memórias de infância. O produto turístico é um dos 12 que fazem parte do Catálogo de Experiências Turísticas de Guarapuava, formatado no ano passado, por meio do Projeto Rede de Agentes de Turismo, cujo cronograma foi constituído de consultorias, mentorias oferecidas pelo Sebrae/PR e de workshops e capacitações sobre produtos turísticos, marketing, comunicação, gestão e influência digital visando a consolidação de Guarapuava como destino turístico inteligente.
O evento, realizado pela Associação de Turismo de Entre Rios (Aster), acontece no Centro de Eventos Agrária, na Colônia Vitória, com o concurso de blocos, matinê infantil, jogos germânicos, concurso de fantasia, baile com bandas, além de gastronomia e cervejas especiais.
“É sensacional saber que o Donau Karneval é resultado coletivo de criação da Aster na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência. É mais uma opção turística no Paraná e que vai possibilitar aos participantes usufruírem das belezas naturais e culturais de Entre Rios, movimentando todo o setor, comenta a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.
Conforme a vice-presidente da Aster, Caroline Heirinch, faz aproximadamente 20 anos que não é realizado o Carnaval em Entre Rios. Antigamente, a festa reunia famílias, no Clube São Geraldo, para o baile de máscaras e brincadeiras.
“A ideia é resgatar essa tradição e tornar o Donau Karneval uma festa anual. A programação conta com banda alemã, DJ, banda de rock, noite de jogos germânicos, chope em metro, corrida de carriola, competições para definir e premiar o bloco mais animado e criativo e as fantasias mais originais, além de muitas opções na gastronomia”, comenta.
Para a secretária municipal de Turismo de Guarapuava, Katriane Mila, a iniciativa da Aster trabalha a formatação do produto turístico e visa oferecer uma experiência aos visitantes.
“Acreditamos que essa será a primeira edição de muitas que virão”, pontua Katriane.
A expectativa é que a festa reúna, em dois dias de programação, aproximadamente 4 mil pessoas. Os ingressos estão à venda.