Serviço tem a finalidade de auxiliar empreendedores e aumentar a competitividade de empresas no ambiente de negócios
Incentivar o empreendedorismo e auxiliar os donos de pequenos negócios a pensar soluções e aumentar a competitividade da sua empresa no ambiente de negócios. Esse é a proposta do Sebrae/PB, a partir das consultorias. O serviço consiste no atendimento de potenciais empresários, assim como aos empreendimentos já formalizados, seja microempreendedor individual, microempresa ou empresa de pequeno porte, independente do segmento de atuação no mercado.
De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania, através da consultoria é possível identificar melhor os procedimentos de gestão e implantar medidas de inovação. “O objetivo principal é levar soluções de melhorias nas empresas, aprimorando a gestão e estimulando práticas de inovação. Toda empresa, por mais que seja bem gerenciada, existe algum setor que necessita de melhorias e as consultorias chegam para sanar essas dificuldades”, explicou.
Para ter acesso ao serviço, o empresário pode procurar uma das 11 agências do Sebrae/PB e solicitar atendimento. São disponibilizadas consultorias voltadas para elaboração de plano de negócio, estratégia, pessoas, finanças, marketing e vendas. Também é possível verificar outras informações pelo site da instituição, disponível no endereço eletrônico: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb?codUf=16.
“As consultorias oportunizam aos empresários a buscarem novas perspectivas de crescimento, adotando medidas estratégicas e de encontro às mudanças que são exigidas pelo mercado”, concluiu Anna Stefania.
Processo de atendimento – O desenvolvimento da consultoria começa com um diagnóstico feito pela equipe de atendimento do Sebrae. Depois dessa etapa, o processo inclui a realização de visitas presenciais periódicas para produção de relatórios e coleta de informações que são consideradas como relevantes para o estudo do empreendimento. Essa ação acontece durante um período determinado e alguns procedimentos passam a ser monitorados pelo Sebrae através de contatos telefônicos com o empresário. Após acompanhar a operacionalização do negócio, o consultor repassa orientações e executa um projeto personalizado com a finalidade de otimizar os processos práticos da empresa. É através dessa ação que o empreendimento tem conhecimento do que precisa para melhorar o seu ambiente e aumentar as chances de crescimento e sucesso mercado.