Maratona provocou jovens a criar soluções para problemas do segmento e a levar projetos para o Hackathon Smart Agro, na ExpoLondrina
A primeira edição do Ideathon Smart Agro, realizada entre os dias 17 e 19 de março, no Parque Ney Braga, abriu o calendário de eventos de inovação focados no agronegócio, em Londrina. A maratona reuniu 160 participantes, a maioria estudantes universitários, para pensar em soluções capazes de levar mais eficiência e sustentabilidade para o campo. Os três melhores projetos foram reconhecidos.
A ideia vencedora foi a proposta da CaAI AGRO, desenvolvida pela equipe de estudantes do curso de Agronomia da UniFil, Giovana Santos Vieira e Leticia Tominaga Plá Gil, do quarto ano; Natalia Machado Chimentão, do segundo ano; e Caetano Furlaneto Vezozzo, João Pedro de Souza Bruniere Barbosa e Hugo de Moraes Capeli, do primeiro ano da graduação.
Eles criaram um acessório para aumentar a eficiência no controle da cigarrinha-do-milho, uma das principais pragas da cultura do milho, capaz de causar perdas de até 90% na produção. O protótipo apresentado é uma barra de fibra de carbono com hastes de alumínio e palas laterais suspensas na vertical para ser acoplada à barra do pulverizador.
Giovana Santos Vieira explica que a ideia é que o acessório, quando passar pelas entrelinhas da plantação, baterá no milho, provocará o voo da cigarrinha e aumentará a eficiência do inseticida para o combate da praga.
“As hastes serão reguláveis de acordo com o estágio da planta. A barra seria fixa, mas o acessório removível”, explica.
Para a estudante, a premiação foi uma surpresa, já que essa foi a primeira participação dos integrantes em uma maratona, a convite da universidade.
“Foi uma conquista muito grande, uma oportunidade única. Chegamos sem saber nada e fomos ‘quebrando a cabeça’”, comemora Giovana, que estará com a equipe no Hackathon Smart Agro, na ExpoLondrina.
Com a proposta de irrigação inteligente para fazendas verticais, a Agro Irrig conquistou o segundo lugar na competição. Já a terceira colocação ficou com a Smart Milk, que criou uma solução para reduzir a perda de leite por bactéria e aumentar o faturamento do produtor. Os três primeiros classificados foram reconhecidos com troféus.
Empreendedorismo inovador
O consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, explica que o objetivo do Ideathon foi desenvolver um senso colaborativo entre os participantes, estimular o trabalho em equipe, desafiar as mentes para a resolução de problemas do agro, formar startups, desenvolver novas competências, estimular o empreendedorismo inovador e transformar o agronegócio por meio de soluções tecnológicas.
“Os projetos apresentados foram interessantes pela amplitude de mercado, com ideias para a pecuária leiteira, confinamento de animais, milho, soja, hortifruti, logística, maquinários agrícolas. Tivemos equipes desenvolvendo soluções a partir da telemetria, inteligência artificial, drones, pesquisas genéticas, software e hardware, internet das coisas, energia solar. Vimos projetos avançados, com boa maturidade e protótipos práticos apresentados para a banca de avaliação”, conta.
O diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Renan Salvador, relata que, durante três dias, os jovens foram apresentados a mentores, metodologias, ferramentas para iniciar a jornada de empreendedorismo, resolvendo problemas do campo com inovação e tecnologia.
“A SRP tem como objetivo principal fazer o futuro do agro melhor para os pequenos, os médios e os grandes produtores, da produção ao consumo. O Ideathon é o início desse ciclo. Plantamos a semente nessa juventude e mostramos que ela é capaz de resolver problemas complexos usando ferramentas simples”, aponta.
Salvador lembra que, nas próximas semanas, as equipes têm o desafio de amadurecer os projetos e apresentá-los com maior robustez no Hackathon Smart Agro, que será realizado de 14 a 16 de abril, na ExpoLondrina.
Todas as equipes do Ideathon Smart Agro foram premiadas com a participação em uma Oficina de Design Thinking, 10 horas de consultorias do Sebrae/PR e inscrição no Hackathon Smart Agro, com credencial para acesso à ExpoLondrina nos dias 14, 15 e 16 de abril. O evento foi realizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sebrae/PR, Governança Setorial Agrovalley e Governança Setorial das Instituições de Ensino Superior.