Manutenção de ar-condicionado é um dos serviços fiscalizados que colabora com a saúde, evita acidentes e gera economia de energia
Manter o cuidado com a qualidade do ar condicionado em locais de trabalho e nos mais diversos ambientes é fundamental para a saúde, segurança e diminui o consumo de energia. O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) tem entre suas atribuições a fiscalização de atividades/equipamentos que são considerados renováveis e que necessitam de manutenção/inspeção periodicamente. As ações englobam caldeiras, geradores, elevadores, armazenamento de agrotóxicos e cereais, para-raios, entre outras obras e serviços que envolvem as áreas da Agronomia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.
Alguns exemplos de empreendimentos monitorados pela fiscalização do Crea-PR são indústrias, supermercados, hotéis, hospitais, cooperativas agrícolas, edifícios comerciais e residenciais. O Engenheiro Mecânico Rogério Ludegero tem atuação experiente com o PMOC – Plano, Manutenção, Operação e Controle de sistemas de refrigeração, ar-condicionado e exaustores e explica a importância de estar atento ao que as atividades renováveis necessitam. “Em relação à manutenção do ar-condicionado, por exemplo, além dos cuidados relacionados à saúde é preciso ter segurança na instalação para evitar incidentes e até mesmo que algum estabelecimento pereça por conta de um incêndio. Com a falta de manutenção, o consumo de energia pode também ter o custo elevado em torno de 20%”, ressalta o engenheiro.
Desde 2022 até o momento foram concluídas 684 fiscalizações de renováveis pelo Crea-PR. Desse total, cerca de 83% dos casos irregulares foram sanados, ou seja, 499 empreendimentos, que não haviam realizado a manutenção de equipamentos como elevador, caldeira ou sistema de climatização tomaram providências após a fiscalização do Conselho.
O trabalho de fiscalização de atividades renováveis é planejado e baseado em resoluções, leis e normas técnicas que dão os parâmetros de controle das qualidades que são necessárias nos mais variados segmentos. “Essas atividades renováveis, de maneira geral, envolvem riscos à segurança e a saúde das pessoas, por isso requerem que a inspeção e manutenção dos equipamentos seja realizada periodicamente, sob a responsabilidade de um profissional habilitado que conhece as regras e define qual é o plano de operação, manutenção e controle que deve ser realizado”, explica o gerente da regional do Crea-PR em Cascavel, Engenheiro Civil, Geraldo Canci.
Geradores em hospitais
O engenheiro ressalta a importância da manutenção preventiva em geradores de hospitais, por profissionais habilitados, para que esses equipamentos sempre estejam em pleno funcionamento. “Com a falta de manutenção, esses equipamentos podem não entrar em funcionamento, no caso queda de energia, colocando em risco os pacientes que necessitam de suporte, seja de oxigênio, ou que passam por alguma intervenção cirúrgica”, afirma Canci.
Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.