Segunda edição do Challenge Smart Agro será realizada no dia 13 de abril
Vinte grandes empresas do agronegócio e 20 startups poderão fazer conexões para parcerias, projetos e negócios durante a segunda edição do Challenge Smart Agro, que será realizada no dia 13 de abril, no Pavilhão Smart Agro, dentro do Parque de Exposições Governador Ney Braga, na ExpoLondrina. O evento de inovação aberta tem o objetivo de promover o crescimento e o acesso a novos mercados de micro e pequenas empresas de base tecnológica.
O consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, explica que participarão startups que estão em operação, possuem clientes pagantes e buscam conexões com grandes empresas para expandir seus negócios e criar oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e serviços.
“A programação prevê uma rodada de negócios em que cada startup terá a oportunidade de conversar com médias e grandes empresas e fazer conexões entre ofertas e demandas de inovação no mercado do agro”, conta.
Também estão previstas apresentações de um fundo de investimentos, sobre as oportunidades de capital de risco para médias e grandes empresas, e de tese de investimento e captação de recursos para as startups.
O gerente de planejamento e desenvolvimento da Cooperativa Integrada, André Galletti Júnior, destaca a importância de participar de eventos como o Challenge para acompanhar e identificar potenciais startups que possam atender às demandas da cooperativa.
“A ideia é aproximar a Integrada do ecossistema de inovação. Eventos como o Challenge são importantes para conhecermos novas startups que podem participar do nosso programa de inovação aberta e até realizar testes internos dentro da cooperativa”, comenta.
Segundo Galletti, o programa de inovação aberta na Integrada nasceu, de forma estruturada, em 2019 e, desde então, mais de 30 startups participaram com provas de conceito.
A startup Fitovision Agridata está entre as 20 participantes do evento na ExpoLondrina. Maycon Gabriel Ferreira da Silva, diretor de TI, conta que o negócio atua, desde 2016, na automação do processo de regulamentação de defensivos agrícolas.
“Já temos uma boa penetração no mercado, mas buscamos empresas de grande porte para automatizar processos e gerar novos negócios. Participamos no ano passado e fizemos vários contatos novos”, explica Silva.
O diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Renan Salvador, ressalta que o Challenge é uma ótima oportunidade para startups e empresas do agronegócio fecharem novos negócios, já que o evento promoverá a realização de 20 reuniões em apenas uma manhã.
“Levaria, no mínimo, oito meses para startups fecharem agendas como essas e ter clientes com poder de decisão na mesa”, compara.
O Challenge Smart Agro é uma realização do Sebrae/PR, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e governança AgroValley.