Inovação é tema do XIII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência em Gestão

Evento realizado em Curitiba compartilhou experiências de grandes empresas e apresenta oportunidades de benchmarking

Com o tema “Inovação como diferencial competitivo”, o XIII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência em Gestão (CBEG) reuniu nesta quarta-feira (30), na sede do Sebrae/PR em Curitiba, cerca de 200 participantes. O evento, que teve transmissão simultânea para a web, realizada pela Celepar, teve o objetivo de compartilhar com a sociedade o conhecimento de boas práticas em excelência em gestão experimentadas por grandes empresas, além de identificar e apresentar oportunidades de benchmarking.

A programação contou com a palestra ministrada pelo gerente de inovação da Embraer, Sandro Giovani Valeri, também diretor de Novos Negócios do Embraer Business Innovation Center. Ele é responsável também pela implementação de inovação exponencial em negócios atuais, parcerias com startups e possui experiência internacional. Em sua apresentação, o profissional falou do interesse da Embraer de promover inovações no transporte aéreo.

Para isso, a empresa está trabalhando com o desenvolvimento e implantação de pequenos veículos elétricos, com decolagem e aterrisagem vertical para deslocamentos curtos no espaço urbano. Os veículos, segundo ele, terão a mesma segurança que os jatos, zero emissão de carbono, alta velocidade e baixo ruído.  “A Uber também é parceira do projeto, visando explorar o conceito de um ecossistema denominado Uber Elevate Network. O projeto piloto será lançado em 2020, em Dallas, e em 2023 em outros países”, pontua.

Em seguida foi apresentado o case de sucesso da Lilibox, pelo CEO-fundador, Rafael Rodrigues Luciano. A empresa inovou ao lançar o primeiro aplicativo multimarcas do Brasil que atua como intermediário entre o consumidor e consultoras de cosméticos. “A empresa tem o objetivo de aproximar o cliente final de consultoras de cosméticos, sem interação humana e com pronta entrega efetuada no mesmo dia da compra”, explica. A plataforma tem em seu portfólio marcas como O Boticário, Mary Kay, Avon, Eudora, Racco, Natura, entre outras.

Após as palestras, o gerente da área de Portfólio, Operações e Conhecimento da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Marcos Bardagi, também abordou o tema inovação. “A inovação é uma ferramenta capaz de garantir a competividade, a resiliência não. O tamanho do “fosso” do empresário é o que determina sua capacidade para fazer coisas impactantes”, ressalta. Segundo ele, a tomada de decisão por parte do empresário é um momento crítico e a agilidade prorroga o impacto da decisão tomada. “Melhor decidir antes, do que nunca decidir. Isso é importante na inovação”, frisa.

Para o coordenador do programa de Excelência em Gestão do Sebrae/PR, Rogério de Campos Souza, a inovação já é realidade em muitas empresas, porém é necessário que o ambiente organizacional esteja propício para que ela ocorra. “É preciso ter colaboradores com a mente aberta, dar liberdade para que novas ideias sejam propostas e realizar o benchmarking, que é a identificação das melhores práticas já existentes no mercado, e adequá-las ao seu negócio”, expõe, ao frisar que o benchmarking propicia a redução de custos, já que o empresário pode cortar os processos que não deram certo em outras empresas.

A analista de melhoria contínua da Bosch – empresa que integra o CBEG –  Vanessa Gonçalves dos Santos, que também esteve presente no Fórum, considera o tema inovação importante para a atual situação econômica vivenciada no País. “Acredito que as empresas estão começando a ficar atentas com relação à inovação. É preciso pensar diferente, quebrar padrões, ser ágil e ouvir as necessidades dos clientes”, diz, ao completar que a Bosch inseriu em seu processo organizacional a inovação.

CBEG

O CBEG é uma rede de relacionamento focada em benchmarking, que reúne 14 empresas públicas e privadas: Agraria, Bosch, Caixa Econômica, Copel, Correios, Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), ISAE/FGV, Pelissari, Petrobrás, Risotolândia, Sanepar, Sebrae/PR, Tecpar e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A maioria das organizações integrantes do Comitê implantou, em seu processo de gestão, os fundamentos da gestão para excelência, temas e processos disseminados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Nos últimos meses, o Comitê cresceu. O TECPAR e Risotolândia são os mais recentes integrantes do grupo criado em 2005 para trocar experiências de boas práticas e buscar o refinamento do aprendizado organizacional.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, alto potencial, potencialização, liderança e startups.

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR Regional Centro: Patrícia Biazetto – (42) 9.8869-4255.

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

 

 

Compartilhe nas redes sociais