A EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias) Profª Neusa Maria Nunes Branco é uma importante unidade de educação complementar de São Caetano do Sul. Localizada no prédio do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona, a unidade oferece cursos para moradores de São Caetano, a partir dos 6 anos de idade, com ou sem conhecimentos prévios de tecnologia. Não é necessário ser aluno da Rede Municipal de Ensino, basta ser morador de São Caetano.

Batalha de robôs, scratch (aplicativo que permite a criação de histórias e joguinhos de computador), princípios de automação… crianças e adolescentes têm opções de cursos que unem diversão e aprendizado. O que nem todo mundo sabe é que também existem cursos gratuitos para adultos de qualquer idade. São cursos que vão dos conhecimentos básicos, para quem quer se iniciar no mundo da tecnologia, até os mais avançados, que preparam o aluno para o mercado de trabalho ou aprimoram seus conhecimentos profissionais.

Neste semestre, alunos com mais de 17 anos puderam se inscrever nos cursos Arduíno Básico e Introdução a Criação de Programas e Telas com C#. Aqueles com conhecimentos prévios também tiveram opções de cursos profissionalizantes da Academia Cisco.

Desde 2017, a EMNOVA possui uma parceria com a empresa de tecnologia Cysco Systems, por meio da qual obteve certificação para oferecer cursos da Academia Cisco  totalmente gratuitos aos munícipes.

“No concorrido setor de tecnologia, só permanece quem estiver muito bem preparado e atualizado com as novidades. Na Academia Cisco da EMNOVA, o aluno que termina o curso recebe um certificado com grande valor de mercado, o que lhe abre portas para melhores colocações e salários mais altos”, disse a supervisora da escola, Antônia Neves Sutério Cardoso.

O programa Networking Academy tem um conteúdo disponível na Web, possui um sistema próprio de avaliação online, realiza análises de rendimento do estudante, apresenta laboratórios práticos com simuladores e preparação para certificações reconhecidas pela indústria.

Os cursos contribuem tanto com o profissional, que busca uma colocação no mercado de trabalho quanto com aquele que quer evoluir profissionalmente, objetivo do analista Roberto Ratautas, 57 anos, morador do Bairro Santa Maria. Trabalhando com tecnologia de informação, ele buscou o curso da Academia Cisco para obter mais conhecimentos em microinformática. “Agora gostaria de melhorar meu conhecimento de redes”, diz o analista.

TEMPO DE APRENDER

Para os alunos que já completaram 50 anos, a EMNOVA oferece cursos exclusivos dentro de CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade. Os frequentadores dos CISEs, muitos deles já aposentados, podem aproveitar o maior tempo livre para se atualizarem em relação aos avanços tecnológicos, com aulas expositivas e práticas.

Neste semestre, os alunos dos CISEs puderam se matricular nos cursos Usando o Celular (níveis básico, intermediário e avançado); App I e II, que ensina como utilizar os aplicativos Google no computador, e Redes Sociais I e II, para dominar o universo de Instagram, Twitter, TikTok e Pinterest, entre outros.

“A EMNOVA defende que a tecnologia é para todos”, resume a coordenadora pedagógica Léia Bastos. Ela informa que a turma do 1º semestre de 2023 iniciou as aulas em março, mas novas turmas são oferecidas ao longo do ano, com inscrições pelo site da escola https://emnova.scseduca.com.br/

 

Compartilhe nas redes sociais