Atividade é uma das principais vocações econômicas do estado e representa oportunidade de emprego e renda no setor agropecuário 

 

Com uma vasta cadeia produtiva, que abrange desde o aproveitamento da pele até a produção de derivados do leite, a caprinocultura é uma das principais vocações econômicas do estado e estará em destaque neste final de semana durante eventos promovidos por três prefeituras paraibanas. Os eventos, que contam com o apoio do Sebrae/PB, serão realizados em Santo André, Alcantil e Santa Cecília, movimentando a economia local.

Iniciando as atividades, o município de Santo André promove, a partir desta quinta-feira (27), a sexta edição da Festa da Cabra Rainha, que se estenderá até o próximo domingo (30) com atividades gratuitas. Entre os destaques da programação, estão a realização de torneio leiteiro, leilão de animais e oficinas técnicas. Além disso, a sexta edição da Cabra Rainha também vai oferecer visibilidade para outros potenciais da região, como a Feira das Mulheres Empreendedoras e a Feira de Artesanato.

Já nos dias 29 e 30 de abril, a II Mostra de Caprinocultura Leiteira de Alcantil vai proporcionar visibilidade para os produtores rurais do município e da região. De acordo com a Prefeitura, a produção leiteira de Alcantil já se aproxima dos 2 mil litros mensais, reforçando a importância da atividade para a economia municipal.

Por essa razão, a programação gratuita do evento vai contar com uma palestra sobre melhoramento genético em cabras de leite, além de uma degustação de queijos e outros derivados produzidos na região. Durante a Mostra, também serão realizados um torneio leiteiro e apresentações culturais.

Por sua vez, o município de Santa Cecília promove, entre 28 de abril e 1º de maio, a 17ª edição do Leite Fest. Com foco na caprinocultura e na bovinocultura, a programação também é gratuita, oferecendo aos participantes uma exposição do artesanato e da gastronomia local, além de competições esportivas e apresentações culturais. Já a programação técnica do evento conta com a exposição e comercialização de animais, além de torneios leiteiros com premiação para os melhores colocados.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, as programações do final de semana marcam o início de uma série de eventos que a instituição vai apoiar ao longo do ano, com a proposta de fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura e a sua importância para a economia paraibana.

“Essas programações abrem o circuito de 2023 e, apenas na área de atuação da agência regional de Campina Grande, serão cerca de 20 eventos voltados para a caprinocultura. São eventos muito importantes, porque são momentos para incentivar a comercialização de produtos e a venda de animais, além de oferecer conhecimento através de palestras, oficinas e seminários. Outro aspecto importante é que a população das cidades está sempre muito presente nas programações, que também são um momento oportuno para a troca de experiências entre os produtores”, explicou o analista.

Festa do Peixe – Também no final de semana, entre os dias 28 e 30 de abril, o Sebrae/PB apoia a realização da primeira edição da Festa do Peixe, no município de Boqueirão. Unindo programação técnica e cultural, o evento gratuito vai celebrar e enaltecer a produção de peixe, que é uma das principais atividades econômicas do município. Entre os destaques da programação, estão a realização de palestras técnicas, espaço gastronômico, competições esportivas e feira de artesanato.

Compartilhe nas redes sociais